• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tropa50
  • Perguntado 5 anos atrás

Em 12 de outubro de 1492, o explorador genovês Cristóvão Colombo financiado pela Coroa espanhola chega as ilhas das Caraíbas (Antilhas), após essa empreitada muitos países passaram a financiar exploradores marítimos dando inicio a um fenômeno que conhecemos com as grandes navegações, faça um breve comentário sobre quais foram os fatores preponderantes para que Portugal se torna-se um dos países pioneiros na exploração marítima.​

Respostas

respondido por: keila128santos
2

Resposta:

Na verdade, as teorias que serviam de base para os argumentos de Colombo eram de origem árabe e judaica (esse povos eram os herdeiros diretos da cultura da Antiguidade greco-macedônica), mas em um período histórico no qual predominavam a luta contra os árabes e a perseguição da Inquisição inclusive contra os judeus, era quase impossível aos cientistas o reconhecimento público de que a Terra era um globo.

Explicação:

Embora Portugal se tornando um dos países pioneiros, vários motivos levaram a Espanha a esse "atraso" na busca de uma rota para o comércio de especiarias que não passasse pelo Mediterrâneo (controlado pelas cidades-estado de Gênova e Veneza), nem pela costa africana, conhecida pelos portugueses até o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul do continente. Um desses motivos foi a prioridade dada à reconquista da Península Ibérica, numa luta que se prolongou por 781 anos, a guerra mais longa de que se tem notícia. A vitória castelhana sobre o Califado de Granada, último reduto muçulmano na península, data exatamente de 1492. Outro motivo foi a unificação tardia dos reinos cristãos de Leão, Castela, Aragão e Navarra.

Perguntas similares