A relação da Rússia e da Ucrânia tem sido bastante conturbada desde 1991. O texto discorre sobre conflitos sociais que a Ucrânia vive desde que obteve sua emancipação política com a desintegração da União Soviética.
A tensão se agravou na costa da Criméia há alguns meses, depois que a Ucrânia deteve um navio pesqueiro do país vizinho. Em seguida, a Rússia passou a inspecionar as embarcações que saem ou chegam a portos ucranianos por "questões de segurança". Segundo Moscou, há uma ameaça em potencial à ponte de Kerch por parte de radicais ucranianos. A Ucrânia acusa a Rússia de tentar ocupar o mar de Azov e prejudicar sua economia negando acesso a dois portos importantes: Berdyansk e Mariupol. [...] Segundo a Ucrânia, o fechamento é uma violação da legislação internacional, já que o mar Negro é uma área livre para o comércio e a Criméia originalmente pertence ao território ucraniano.
RÚSSIA X Ucrânia: entenda o que levou a nova escalada de tensão. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2020.
Os conflitos existentes entre a Rússia e a Ucrânia estão fundamentados em causas históricas. Os episódios mais recentes são analisados, segundo o texto, por meio da
(A)
separação da Crimeia do território ucraniano, mediante um referendo, e sua anexação ao território russo.
(B)
crise na Crimeia, que desde a Guerra Fria encontrava-se sob o domínio dos tártaros, resultando em protestos.
(C)
onda de protestos da população russa, que resultou, em 2013, na deposição do presidente Yanucovich.
(D)
estabilidade política que se seguiu na Crimeia após a separação da Ucrânia e a anexação russa.
Respostas
Resposta: Minha atividade foi corrigida e está exata!!!!
A) separação da Crimeia do território ucraniano, mediante um referendo, e sua anexação ao território russo.
Explicação:
Tendo em vista a rivalidade e as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, um referendo foi realizado na Crimeia em 2014, à revelia do governo ucraniano, que tinha interesses estratégicos na região em razão do seu acesso ao Mar Negro. A população da província decidiu pela separação da Ucrânia e pela anexação à Rússia, que de imediato reconheceu a decisão popular. Contudo, é importante lembrar que tal anexação não é reconhecida por muitos países (gabarito A). A alternativa B está incorreta, porque, ao contrário do exposto, os tártaros foram expulsos da região pela União Soviética durante a era stalinista. A alternativa C está incorreta, porque o presidente Viktor Yanucovich liderava a Ucrânia. Ele foi deposto em 2013 em decorrência de uma onda de protestos populares de opositores ucranianos contra sua decisão de rejeitar acordos que estreitariam as relações entre o país e a União Europeia. A alternativa D está incorreta, porque a situação da Crimeia permanece indefinida, mesmo com a anexação à Rússia. Os conflitos geopolíticos ainda não chegaram a um desfecho.