“A problemática da mentira no conceito de pós-verdade aparece já na própria morfossemântica do termo. Trata-se do uso do prefixo “pós”, que indica, de antemão, a natureza da relação pretendida com a noção de verdade” (SEIXAS, 2018, p. 125).
SEIXAS, R. A retórica da pós-verdade: o problema das convicções. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 18, n. 1, 29 abr. 2019. Disponível em: .
Sobre as possibilidades de interpretação da palavra “pós-verdade”, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Trata-se de uma alusão a construção da verdade.
Alternativa 2:
Significa apenas a desacredibilização de toda verdade.
Alternativa 3:
Refere-se a um período após a verdade em termos temporais.
Alternativa 4:
Consiste na verificação dos dados a partir de uma teoria científica.
Alternativa 5:
Trata-se do efeito da superação do desejo da verdade divergente a crença dos sujeitos.
Respostas
Resposta:
I
Explicação:
Trata-se de uma alusão a construção da verdade.
O conceito de pós-verdade está ligado ao conhecimento filosófico, pois a verdade está em uma constante construção. Por isso a opção correta é a alternativa I.
Conhecimento filosófico e pós-verdade
A construção do conhecimento filosófico no tempo pós-moderno se deu com uma reconstrução da verdade, aquilo que nós chamamos de ''pós-verdade''. Esse termo não significa que a verdade não exista ou que ela é apenas uma convenção social, mas sim que a própria verdade está em construção social.
Ou seja, enquanto os relativistas dizem que a verdade não existe, mas é apenas uma convenção do homem, para a filosofia pós-moderna e verdade existe, mas está imersa em um processo de construção ao longo da existência da própria sociedade.
Para saber mais sobre conhecimento filosófico, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4564583
#SPJ2