6.1) Adicionar 1/2 comprimido efervescente a 1/4 copo de água em temperatura ambiente, vedar o copo logo em seguida. O que pode ser concluído desta reação? 6.2) Dois copos de mesmo tamanho e com a mesma quantidade de água, no primeiro adicionar 1 comprimido efervescente inteiro e no outro 1 comprimido efervescente triturado, vedar ambos os copos logo em seguida. O que pode ser observado? 6.3) Dois copos de mesmo tamanho e com a mesma quantidade de água, mas no primeiro adicionar água fria e no segundo adicionar água quente. Adicionar 1 comprimido inteiro em cada copo e vedar ambos logo em seguida. O que pode ser observado? 6.4) Dois copos de mesmo tamanho e com a mesma quantidade de água em temperatura ambiente, no primeiro adicionar 1/2 comprimido e no outro adicionar um comprimido inteiro. O que pode ser observado?
Respostas
6.1) Quando adicionamos 1/2 comprimido efervescente a 1/4 copo de água em temperatura ambiente e em seguida vedamos o copo, podemos observar que irá ocorrer a reação química de efervescência (liberação de 'bolhas' de gás carbônico).
Como o copo estará vedado, o gás irá se concentrar nos 3/4 do copo que não contém água e, portanto, irá aumentar a pressão dentro do copo.
6.2) Quando temos dois copos iguais e com a mesma quantidade de água, em um deles adicionamos 1 comprimido efervescente inteiro e no outro 1 comprimido efervescente triturado, podemos observar que:
- no copo em que o comprimido foi triturado: a reação de efervescência irá terminar primeiro, ou seja, a velocidade da reação foi maior, pois havia maior superfície de contato entre o comprimido e a água.
- no copo em que o comprimido estava inteiro: a velocidade da reação será menor em comparação com o comprimido triturado, pois apenas a superfície externa do comprimido está em contato com a água e irá reagir.
6.3) Quando temos dois copos iguais e com a mesma quantidade de água, nos 2 adicionamos 1 comprimido efervescente inteiro, mas em um a água está fria e no outro a água está quente, podemos observar que
- no copo e comprimido com água quente: a reação de efervescência irá terminar primeiro, ou seja, a velocidade da reação foi maior, pois o calor aumenta a vibração, a energia do sistema e, consequentemente, o choque entre as partículas.
- no copo e comprimido com água fria: a velocidade da reação será menor pois a agitação das partículas será menor em comparação com água quente.
6.4) Quando temos dois copos iguais, com a mesma quantidade de água na mesma temperatura, mas no primeiro adicionamos 1/2 comprimido e no segundo adicionamos um comprimido inteiro, podemos observar que:
- no copo com meio comprimido: a reação de efervescência irá terminar primeiro, pois existe menos reagente a ser consumido, apesar das velocidades de consumo de reagentes serem iguais.
- no copo com um comprimido inteiro: a velocidade da reação é a mesma, mas como neste copo há mais reagente para ser consumido, a reação de efervescência terminará depois.
Espero ter ajudado!