Diferentemente da Idade Média, no período do Renascimento, as famílias não enviavam mais seus filhos para serem educados pela Igreja, mas por um mestre livre porque eles não se tornariam mais monges, mas sim profissionais livres ou apenas homens educados para a vida produtiva e científica. Essa era a nova perspectiva de formação e de educação nesses “novos ares” após séculos de feudalismo.
A educação passa a ter o objetivo de formar numa _______________ do mundo e não da igreja. Boa parte dos mestres já eram profissionais de ________________ e não mestres de ________________. Pessoas que trabalhavam, tinham seu próprio negócio e passavam anos ensinando o ofício a aprendizes. Isso significa que as classes sociais mais baixas ou comumente chamadas de subalternas, quando tinham oportunidade de ascender para formar a burguesia, aproveitava para se ________________ nas artes de um fazer da produção.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência de palavras que se encaixam nas lacunas:
a.
faculdade – início – experiência – enfrentar
b.
profissão - ofício - profissão – profissionalizar
c.
profissão – experiência – início – profissionalizar
d.
universidade – ofício – experiência – caracterizar
e.
escolas – carreira – especialidade – encorajar (ERRADA)
Respostas
Resposta: profissão - ofício - profissão – profissionalizar
Explicação: corrigido pelo AVA
b. profissão - ofício - profissão – profissionalizar
Sobre o renascimento, sabemos que foi um período que significou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna em todos os aspectos: cultural, artístico e científico.
Nesse período houve um predomínio da razão que influenciou uma representação mais realista das obras de arte, principalmente as pinturas e esculturas, e que possibilitou o desenvolvimento de tecnologias como a imprensa. Além disso, houve uma maior valorização da educação, da ciência e do cientificismo.
A partir daí, o homem tornou-se mais crítico e passou a ter mais acesso às informações. Houve também um êxodo para as cidades, o que culminou em um excesso de pessoas nas ruas, com o desenvolvimento urbano em diversas frentes.
O humanismo foi um movimento que para a filosofia significou a valorização do homem e sua colocação no centro do mundo, enquanto para a literatura foi a transição entre o trovadorismo e o classicismo, com resgate da cultura greco-romana.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/12246996