• Matéria: História
  • Autor: dgriffon
  • Perguntado 6 anos atrás

3)
Portugal mandaria 705 navios para o Oriente ao longo do século XVI. Estabeleceria colônias firmes, como a de Goa, que se tornou um pedaço da Península Ibérica na Índia – tanto que falam português lá até hoje. E os negócios do país do outro lado do mundo acabariam indo muito além de levar tempero de rico para a Europa. Portugal começou a lucrar comprando e vendendo dentro da própria Ásia: levava ópio de Goa para a China – onde também fincou outra colônia próspera e até hoje lusófona, Macau. E revendia seda e porcelana chinesa em troca de ouro num lugar onde nenhum europeu jamais havia pisado, o Japão. Banzai.

VERSIGNASSI, Alexandre. Crash: uma breve história da economia – da Grécia Antiga ao século XXI. São Paulo: Leya, 2011.



Apesar do pioneirismo dos países ibéricos, outras nações também se lançaram na prospecção de novos mercados e colonização de novos territórios no contexto das ‘Grandes Navegações’ dos séculos XV – XVI, e contactaram novas culturas e sociedades no ‘Novo Mundo’.

Sobre este período histórico e considerando os agentes envolvidos nesta conjuntura, é correto afirmar que

Selecione uma alternativa:
a)
os franceses estabeleceram assentamentos em áreas inexploradas por espanhóis e portugueses após a promulgação do Tratado de Tordesilhas, sobretudo na região leste dos atuais Estados Unidos e na porção sul da América Central (em torno da área estratégica do Istmo de Darién).

b)
os holandeses se destacaram como nação comercial no contexto das Grandes Navegações, firmando rotas mercantis ao longo do Oceano Atlântico e consolidando possessões territoriais que lhes conferiam direitos de comércio.

c)
a convivência entre ameríndios e europeus gerou um processo de miscigenação étnica que redundou no aumento da população indígena, especialmente no planalto mexicano e ilhas caribenhas, nas primeiras décadas após as viagens de Cristóvão Colombo.

d)
os surtos epidêmicos de doenças tropicais que afligiram a Europa no Século XV, tais como malárias e febre amarela, estão relacionados ao início do tráfego comercial entre Europa e América, que transladaram agentes contaminantes entre estes continentes.

e)
os ameríndios adaptaram-se rapidamente aos hábitos de higiene e padrões de saúde dos colonizadores europeus, o que viabilizou a assimilação de sua cultura por estes colonizadores e sua futura utilização como fonte de mão-de-obra escrava.​

Respostas

respondido por: salesdianacarla
5

Resposta:

b)

os holandeses se destacaram como nação comercial no contexto das Grandes Navegações, firmando rotas mercantis ao longo do Oceano Atlântico e consolidando possessões territoriais que lhes conferiam direitos de comércio.

Explicação:

respondido por: sandravaleriasoares
0

Resposta: LETRA B

Explicação:

Perguntas similares