1. Sobre o clássico da sociologia Karl Marx, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
O alemão, filósofo e economista Karl Marx (1818–1883), foi um dos responsáveis, se não o maior deles, em promover uma discussão crítica da sociedade capitalista que se consolidava, bem como da origem dos problemas sociais que este tipo de organização social originou.
Marx afirmava a necessidade de entender a sociedade em sua totalidade e utilizava várias áreas do conhecimento para expressar sua teoria: economia, direito e filosofia.
A relação entre compreensão da realidade e sua transformação não deve ser analisada através da ciência .
A teoria de Marx parte da dialética, desenvolvido a partir do diálogo com a teoria filosófica hegeliana. De acordo com ela, o conhecimento é um processo espiral envolvendo: tese + síntese= antítese.
2. A respeito dos movimentos operários no século XIX, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
A industrialização trouxe uma desorganizada urbanização e criou uma relação nada amistosa entre os proprietários das fábricas e os operários.
Os movimentos socialistas surgiram a partir da organização dos trabalhadores.
Karl Marx e Friedrich Engels escreveram o Manifesto Comunista em 1848.
O Ludismo e o Cartismo não foram os movimentos pioneiros de luta da causa operária.
Respostas
Resposta:
1) c)A relação entre compreensão da realidade e sua transformação não deve ser analisada através da ciência.
2) d) O Ludismo e o Cartismo não foram os movimentos de luta da causa operária.
Explicação:
1-A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, ou seja, para Marx o uso da ciência é fundamental para a compreensão e transformação da sociedade.
2-A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, assim, tanto o ludismo quanto o cartismo foram os primeiros movimentos que representavam a luta dos operários.
1 - A alternativa C está correta.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compor a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
2 - A alternativa D está correta.
Podemos citar a revolução industrial como um marco para o período, influenciando até os dias de hoje.
A revolução industrial colocou o indivíduo como parte de um processo de aceleração da urbanização, e, do desenvolvimento econômico.
O trabalhador que morava no campo para a cidade, ou seja, ele se torna urbano e com isso surgem as grandes cidades, assim como as novas tendências na mecanização, desencadeando após os séculos no mundo em que vivemos hoje.