Respostas
Resposta:
1- Os montes Urais,os mares Negro e cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Asia.
2- Durante o século XX, a configuração territorial europeia foi profundamente modificada, especialmente com o fim do Império Austro-Húngaro e as disputas territoriais que envolviam a França e a Alemanha quanto à Alsácia Lorena.
Alguns dos conflitos foram motivados pelas disputas e tensões territoriais, a exemplo da Primeira e Segunda Guerra Mundial, que tiveram maior parte dos combates na Europa, mas as consequências foram mundiais.
3-
a. Os acontecimentos mais relacionados com a hegemonia europeia mundial compreendem os processos de colonização ocorridos em diversas regiões do mundo, onde países europeus eram as nações colonizadores, autodeclaradas civilizadoras.
b. Cartografia Eurocêntrica, que representa a porção europeia de forma maior do que na realidade é geograficamente.
c. O etnocentrismo compreende uma espécie de visão de mundo, que considera o próprio grupo étnico, cultural, religioso, mais importante do que os demais.
4- Sim, há uma relação direta entre relevo, clima, ocupação humana e usos da terra, de modo que os usos da terra na atividade agrícola, por exemplo, depende de todos esses fatores para que haja o sucesso no cultivo das diversas culturas vegetais.
Há relevos mais e menos favoráveis para a ocupação humana e usos da terra, sendo que a humanidade sempre buscou terras mais férteis e com climas propícios para a ocupação e criação de cidades.
5-
A. As de número 5 e 6.
B. É o Rio Danúbio, que nasce na Alemanha e atravessa oito países até desembocar no Mar Negro. Ele passa por quatro capitais: Viena, na Áustria; Bratislavia, na Eslováquia; Belgrado, na Sérvia; Budapeste na Hungria. É um rio de muita importância, pois permite que embarcações cheguem ao Mar Negro e, de lá, ao Mar Mediterrâneo, facilitando o comércio com outros países do mundo.
C. A estação 1 localiza-se na Europa do Sul, na região dos Alpes suíços; a 2, na Europa do Sul, nas planícies e planaltos mediterrâneos, em território espanhol; e a 3, na Europa Oceânica, no domínio das planícies, em terras entre os Países Baixos e a Alemanha.
6-
A) Alemanha, Itália,França e Reino Unido.
B) Alemanha e França
c) Romênia, Sérvia e Polônia.
Esses países possuem um alto nível de migração por serem da Europa do leste, ou seja, quando o mundo era bipolar eles estavam ao lado do socialismo, que perdeu durante a guerra.
Sendo assim o desenvolvimento deles não ocorreu de maneira que eles esperavam, então eles passam a buscar em outros países uma melhor qualidade de vida e por isso mantem grande migração.
7-
A) A Turquia, com mais de 200 mil refugiados.
B) Rússia, Suécia, Reino Unido e Itália.
C) Menos de 19.200 refugiados ( 48.000.000 ÷ 1.000.000 = 48; 400 × 48 = 19.200 ). Atenção, não significada que a Espanha tinha 19.200 refugiados, pois, observando-se os círculos proporcionais, vê-se que ela possui entre 5 mil a 10 mil refugiados, o que contradiz o primeiro cálculo. Mas por que essa diferença? As classes de refugiados, por um milhão de habitantes do país de asilo, constantes na legenda, apontam menos de 400 para a Espanha.
8-
A) De 79,1 a 84 anos.
B) Menos de 73 anos.
C) Principalmente a assistência médica ( medicina preventiva ), a alimentação, a prática regular de atividades esportivas e o rendimento mensal.
D) A população jovem declina em decorrência do baixo crescimento natural da população; a idosa, por sua vez, encontra-se em elevação em razão das boas condições de vida da maior parte da população europeia.
Explicação: