• Matéria: História
  • Autor: leonardoalvesa381
  • Perguntado 5 anos atrás

Nas décadas de 1960 e 1970, a América Latina viveu uma experiência de inúmeros golpes que deram início a Ditaduras militares que, apesar das diferenças entre si, apresentam caracteristicas comuns. Das alternativas abaixo, quais apresentam as afirmativas que expressam corretamente esta ideia? 1- Em todos estes regimes militares como instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral. II-O governo dos Estados Unidos, Fundado na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares anteriores nesta época na América Latina. III - A nova ordem política que se institucionalizou a partir destes golpes militares se legitimar em nome dos principios contidos na "doutrina de segurança nacional", cujo ponto central era "impedir uma ameaça iminente comunista" no continente. IV - De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos destes golpes, ocorreu o desmantelamento das associações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de lideres trabalhistas. ASSINALE a alternativa correta: a) Apenas como afirmativas II, IV estão corretas. b) Apenas como afirmativas I, II, III estão corretas. c) Apenas como afirmativas le IV estão corretas. d) Apenas como afirmativas I, IIl e IV estão corretas. e) Todas estão corretas. Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976 1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990). Todas elas: a) recebeu apoio internacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental.​

Respostas

respondido por: alanisnascimento2310
9

Resposta:

I – Em todos estes regimes militares as instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral.

Correto. Os governos militares tem por característica a redução da democracia e a intensificação dos regimes de controle social e político, principalmente através da militarização da sociedade.

II – O governo dos Estados Unidos, profundamente envolvido na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares ocorridos nesta época na América Latina.

Falso. O governo norte-americano participou, de fato, nos processos de militarização governamental da América Latina, sendo um de seus principais promotores.

III – A nova ordem política que se institucionalizou a partir destes golpes militares procurou se legitimar em nome dos princípios contidos na “doutrina de segurança nacional”, cujo ponto central era “impedir a iminente ameaça comunista” no continente.

Correto. Clamava-se o respeito às instituições democráticas, simulando uma espécie de risco nacional que exigia a atuação do governo central para manter a segurança nacional contra os comunistas.

IV – De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos destes golpes, ocorreu o desmantelamento das organizações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de líderes trabalhistas.

Correto. Os direitos sociais e as liberdades de manifestação estavam proibidos de serem exercidos. Isso porque a oposição poderia ser declarada como traidora da pátria e acarretar em perseguições violentas.

Explicação:

Perguntas similares