Respostas
Resposta:
Os movimentos dos regentes mão direita orientam os instrumentistas quanto ao compasso e à velocidade de execução, que são fundamentais para garantir a coesão da orquestra ou do coro.
Explicação:
Na mão direita a função primordial é estabelecer a pulsação – andamento e métrica. Há movimentos específicos para o compasso binário, ternário e quaternário. Ainda com a mão direita se segura a batuta e oferece a espécie de subdivisão – se simples ou se composta.
A mão direita corresponde também a intensidade, embora o grosso da expressividade se dê na mão esquerda. Um pequeno movimento conota uma execução de pouca intensidade. Um movimento amplo de maior expressividade.
Ambas as mãos conotam apontamento, ou seja, o momento em que um musicista ou todos eles ingressam na ação da obra é indicação do regente. O maestro gira o tronco apontando e regendo de maneira direcionada.
Para a mão esquerda cabem marcações de fraseado e expressividade, complementos da ação de pulsação – andamento e métrica, e a indicação do novo executante ou de um coletivo.
Espero ter ajudado, bons estudos! :)