Por que o ovo é símbolo da Páscoa
Respostas
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida
Resposta:
O nome “Páscoa” vem da palavra hebraica “Pessach” (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.
Para os cristãos, a Páscoa simboliza alegria, recomeço e sentido do sacrifício, em razão de outra passagem: a ressurreição de Jesus Cristo.
Mas por que o ovo virou um símbolo da Páscoa?
O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Povos da antiguidade, como os romanos e os persas, acreditavam que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo e por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Logo estabeleceu-se o hábito de presentear uns aos outros com ovos de galinha. Na Europa e na China, as pessoas trocavam ovos pintados no Equinócio da Primavera, comemorado no dia 21 de março para celebrar o fim do inverno.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa, pois para os cristãos, virou um símbolo da ressurreição de Cristo.
Já a tradição dos ovos de chocolate, começou na França. E a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. Nesta mesma época, também surgiu o símbolo do coelho na Páscoa, que representa a fertilidade e a renovação da vida, pelo fato dos coelhos se reproduzirem rapidamente e terem muitos filhotes.
E as brincadeiras? Ainda existe a tradição da “caça aos ovos”, em que as pessoas escondem os ovos para as crianças acharem. Já na Alemanha, os ovos são pendurados nos galhos das árvores, como se fossem bolas de Natal.