O ensino de Geografia deve primar pela análise crítica e sistemática do espaço geográfico, de modo a entender as dinâmicas e as relações que nele ocorrem. Deve também despertar no aluno a curiosidade pela leitura de mundo, compreendendo seu espaço vivido e as inúmeras relações nele existentes. Para que a construção dos conhecimentos geográficos ocorra de forma plena tendo em vista os paradigmas atuais da Geografia é necessário que haja
Respostas
Resposta: D)uma geografia crítica e humanística, que compreenda a relação entre o local e o global, fazendo com que o aluno amplie sua leitura de mundo e compreenda as relações existentes em seu espaço de inserção.
Explicação:
Resposta:
b)
uma geografia crítica e humanística, que compreenda a relação entre o local e o global, fazendo com que o aluno amplie sua leitura de mundo e compreenda as relações existentes em seu espaço de inserção.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
O paradigma contemporâneo da Geografia consiste em um ensino crítico e humanístico, assim, compreender a relação entre o local e o global e os impactos dos inúmeros processos que ocorrem a nível mundial no seu espaço de inserção é fundamental. Dessa forma, a análise de cunho local não pode ser isolada dos vários fenômenos que ocorrem globalmente, assim como a utilização de uma Geografia globalista genérica não explica fenômenos locais e diferentes espacialidades, a Geografia descritiva é retrógrada, pois a análise do espaço atualmente contempla uma profundidade teórico/conceitual complexa. Sendo assim, o uso das teorias e conceitos é necessário para compreensão do mundo, dos territórios e dos lugares.