• Matéria: Português
  • Autor: M1000000
  • Perguntado 6 anos atrás

ESCREVA UM TEXTO COM SUA OPINIÃO (ARGUMENTATIVO) SOBRE A PEÇA TEATRAL “A FARSA DE INÊS PEREIRA” DE GIL VICENTE RESPEITANDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS: CONTEXTUALIZAÇÃO (Como era a vida das moças daquela época?) DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTOS) ( a situação vivida pela personagem principal ainda é percebida nos dias atuais?) DESFECHO ( como você vê a situação das moças nos dias de hoje?

Respostas

respondido por: vlucasouza
2

Resposta:

A história, resumidamente, gira em torno da escolha de Inês Pereira para marido. Inês é uma moça simples e casadoura, mas que possui grande ambição e procura um marido astuto e sedutor. Sua mãe, preocupada com a filha, incita-a a casar-se com Pero Marques, um pretendente arranjado, filho de lavrador. Inês o rejeita por ser ignorante e inculto. Logo, ela conhece Escudeiro, com quem se casa acreditando que enfim encontrara o que desejara.  O casamento, porém, se mostra desastroso desde o início. Logo que se casam, o marido sai para a guerra e dá ordens a um moço que fique a vigiar Inês que sequer pode sair de casa ou conversar com qualquer pessoa. A agonia da vida de Inês não dura muito, pois alguns meses após sua partida, recebe a notícia de que seu esposo fora morto. Mal consegue guardar para si a alegria de ser viúva e não tarda a querer casar novamente.  Chega-lhe a noticia de que Pero Marques continua solteiro e, mais experiente, fingindo tristeza pela morte do marido tirano, Inês aceita casar-se com ele. Inês aproveita-se da ingenuidade de seu novo marido e logo o trai quando é procurada por um ermitão que tinha sido uma antiga paixão. A cena de Inês exigindo que seu marido Pero, a leve ao encontro de seu amante e o mesmo obedecendo-lhe e carregando-a nas costas até o local marcado é a representação perfeita do ditado que conduz a história “mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube”.

Explicação:

O que achei interessante, no início e decorrer da peça é a personalidade de Inês Pereira que critica não o fato de ser mulher, mas as obrigações do trabalho doméstico, a clausura do lar e a falta de liberdade feminina. Por isso é que no início, Inês não aceita Pero Marques como marido, já que ele possui o caráter de homem cumpridor e respeitador dos valores de uma sociedade que Inês já não compreendia.

Perguntas similares