Alimentos transgênicos representam um salto na nossa capacidade de produção de alimento, pois: *
(A) passaram por um processo de seleção natural e se encontram mais aptos a sobreviver no ambiente hostil das lavouras.
(B) podem ser modificados geneticamente para conter genes de outra espécie de forma a poderem resistir, por exemplo, a pragas que sua versão natural não resistiria.
(C) apresentam estruturas próprias da espécie para sobreviver com uma menor disponibilidade de água. Isso permite o cultivo de áreas maiores com um gasto menor de recursos.
(D) exigem menos uso de agrotóxicos, já que as sementes são escolhidas manualmente para garantir a germinação de plantas naturalmente resistentes a diversos tipos de pragas.
(E) são manipulados geneticamente de forma a, em uma mesma planta, obtermos diversos tipos deferentes de cereais, frutas e verduras, otimizando, assim, o espaço da lavoura.
Respostas
Sobre os alimentos transgênicos, é correto o que se afirma em: Alternativa B:
Podem ser modificados geneticamente para conter genes de outra espécie de forma a poderem resistir, por exemplo, a pragas que sua versão natural não resistiria.
Alimentos transgênicos são organismos que possuem em sua composição um ou mais genes diferentes daqueles originalmente atribuídos a eles.
Usando técnicas de biotecnologia, genes extraídos de seres vivos, modificados em laboratórios e reintroduzidos no mesmo ou em outro organismo podem ser usados.
Tecnicamente são conhecidos como Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seu objetivo é fornecer a esses organismos qualidades especiais que lhes faltariam.
Dessa forma, as plantas transgênicas podem sobreviver a pragas, resistir melhor às secas ou ao efeito de alguns herbicidas.