Respostas
Resposta:
Explicação:
Neolítico ou Período da Pedra Polida é o período histórico que vai aproximadamente do X milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao III milênio a.C., dando lugar à Idade dos Metais. Não se aplica à pré-história americana, subsaariana, nem oceânica
caracteristicas:
Sedentarização. Após a quarta glaciação, os climas começaram a ficar mais amenos.
Construção de cabanas.
Domesticação dos animais.
Pesca.
Pecuária.
Agricultura.
Defesa da comunidade.
Escambo.
Resposta:
O Período Neolítico (de 8000 a.C. até 5000 a.C.), também chamado de Idade da Pedra Polida é o segundo da pré-história e tem como principal característica o desenvolvimento das sociedades agropastoris.
Explicação:
Principais Características: Resumo
O período neolítico está relacionado sobretudo, à sedentarização do homem e consequentemente ao desenvolvimento das atividades de agricultura e pastoreio.
Assim, com essa mudança de postura inaugura-se um novo modo de vida, donde o homem do neolítico começou a se relacionar com a natureza cultivando plantas, bem como a domesticar os animais.
Note que o homem do período pré-histórico anterior (paleolítico) era nômade, ou seja, se descolava constantemente em busca de abrigos e alimentos (caçadores e coletores),
Por esse motivo, o neolítico é considerado um importante marco de desenvolvimento da sociedade e de mudanças nas relações sócio culturais, o que se convencionou chamar, pelos historiadores, como a “Revolução do Neolítico” ou “Revolução Agrícola e Pastoril”.
O trabalho com a terra, o cultivo de alimentos (trigo, arroz, milho, mandioca, batata, etc.) e a criação de animais (bois, porcos, carneiros, cavalos, etc.) foi essencial para o desenvolvimento das sociedades no período neolítico, bem como para o crescimento da população.
Isso foi possível mediante a dominação de técnicas agrícolas e pastoris. Os homens começavam a fazer estoques de alimentos e, portanto, a sobreviverem nas estações mais difíceis de encontrar alimentos. Com efeito, podemos intuir que a expectativa e qualidade de vida dos homens neolíticos aumentou em relação ao período anterior.
No entanto, alguns historiadores acreditam que a vida nas aldeias no período neolítico diminui, em partes, a expectativa de vida de alguns núcleos de aldeias, posto que podiam favoreceram a proliferação de doenças e epidemias, levando a morte de grande parte da população; e ainda em alguns núcleos, por exemplo, que somente cultivavam cereais, sofriam de carências nutricionais.
Importante deixar claro que esse processo na mudança na vida do homem ocorreu de forma lenta e nem por isso, todos os indivíduos deixaram de ser nômades, caçadores e coletores.
Dentre as principais inovações técnicas vistas no período neolítico temos:
Produção de instrumentos de pedra polida (facas, machados, enxadas);
Construção de casas para se abrigarem (madeira, pedra, barro, folhagem, etc.)
Objetos de cerâmica (utensílios para cozinhar e armazenar alimentos)
Desenvolvimento da tecelagem (pelos e couro de animais e fibras vegetais)
No final do período neolítico, por volta de 4000 a.C. a metalurgia começa a se desenvolver com a produção de cobre, bronze e ferro, os quais irão lentamente substituir a pedra, matéria prima mas importante da Idade da Pedra. O desenvolvimento da metalurgia possibilitou a criação de diversos instrumentos muito resistentes e das mais variadas formas.