• Matéria: Física
  • Autor: bwfiwij1212
  • Perguntado 6 anos atrás

Em 2007, o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen William Hawking (1942-2018) recebeu um convite da empresa Zero G para experimentar uma simulação de “ausência de gravidade”. Normalmente, para participar desse experimento é preciso desembolsar 5 mil dólares para adquirir a passagem que dá direito a voar em um avião (Boing 727) especialmente modificado, cuja finalidade original era o treinamento de astronautas.

A fotografia seguinte mostra justamente o instante em que Hawking flutua dentro do avião e experimenta a sensação de ausência de peso.

Como o avião consegue esse efeito? Primeiramente ele sobe, a 45°, até uma altitude de aproximadamente 9 700 m e para. Pouco tempo depois, desce rapidamente, a 30°, em movimento acelerado.


Como em um avião a resistência do ar não é desprezível, para que ele desça simulando uma queda livre, ele deve acionar as turbinas. E lá se vão longos e enjoativos 25 segundos! Para os passageiros como Hawking, não há, de fato, resistência do ar, já que eles estão protegidos pela carenagem do avião. Logo, os passageiros executam movimento de queda livre, caindo com a aceleração da gravidade.

Podemos dizer que Hawking realmente tenha experimentando a ausência de gravidade?

Respostas

respondido por: larabeaaero
3

Resposta:

Em 2007, o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen William Hawking (1942-2018) recebeu um convite da empresa Zero G para experimentar uma simulação de “ausência de gravidade”. ... Como em um avião a resistência do ar não é desprezível, para que ele desça simulando uma queda livre, ele deve acionar as turbinas.

espero ter ajudado

respondido por: leandersilvajr02
25

Resposta:

Não. Na verdade, Hawking experimentou a ausência de sensação de peso, pelo fato de a normal de contato entre ele e o avião ser nula. Isso ocorre porque o avião está acelerando para baixo com aceleração igual à da gravidade local.

Explicação:

Perguntas similares