Não se tratava apenas de um problema rítmico, ou mesmo instrumental: a música e as danças afro-brasileiras apresentavam-se como resultantes de uma prática social, de uma cadência sonora que compassava os trabalhos, os serões, o transporte de gente e de carga, o refluxo do choro, a sublimação da dor, o tédio da espera ao abrigo da chuva, o embalo dos bebês, a viagem para o Além. A onipresença dos ritmos afro-brasileiros derivava da onipresença da escravidão afro-brasileira.”
O trecho acima foi escrito pelo historiador brasileiro Luiz Felipe de Alencastro. Nessa passagem, o autor procura refletir sobre a influência dos africanos na cultura brasileira. A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, responda:
a)Para o autor, por que tantos ritmos afro-brasileiros puderam desenvolver-se no Brasil?
b)De acordo com o autor, qual a função social da música para os negros no Brasil?
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resposta a) são os termos oficiais no brasil que designam racialmente e de acordo com a cor das pessoas que se define como percentes a esse grupo
resposta b) foi uma maneira que os primeiros escravos podia se expressar-se e comunicado-se quando eles estavam sendo realocados. em um tempo onde o seu mudo sócio-cultural estava sendo renegado, á musica serviu como uma fuga e forma de comunicação/expressão e sutis forma de protesto
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