Questão 1/10 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Leia o texto:
As despesas de exercícios anteriores ocorrem quando a despesa é efetivada em um exercício, mas o empenho, liquidação e pagamento apenas ocorrem no ano seguinte. Por exemplo, quando um servidor tem um filho em 2019 e solicita o auxílio natalidade em 2020. Neste caso, o fato gerador aconteceu em 2019 com realização da execução da despesa somente no ano posterior. A Lei n. 4.320/64, art. 37, elenca algumas hipóteses em que o poder público poderá reconhecer despesas de exercícios anteriores.
Neste sentido, analise as hipóteses em que o poder público poderá reconhecer despesas de exercícios anteriores e assinale a alternativa correta.
I. Despesa não processada na época própria.
II. Restos a pagar com prescrição interrompida.
III. Empenho realizado nos últimos meses de mandado do prefeito.
IV. Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, mas que possuem amparo legal, dando direito ao beneficiário.
Assinale a alternativa correta:
A
Apenas I e II estão corretas.
B
Apenas II e III estão corretas.
C
Apenas II e IV estão corretas.
D
Apenas I, II e IV estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
De acordo com a Lei n. 4.320/64, art. 37, o poder público poderá reconhecer despesas de exercícios anteriores quando a despesa não for processada na época própria, os restos a pagar tiver prescrição interrompida e quando os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente possuírem amparo legal dando direito ao beneficiário. O empenho realizado nos últimos meses de mandado do prefeito deve ser cancelado. Base (Rota 2, tema 4, página 11).
respondido por:
10
Resposta:
Alternativa: D
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás