8- Descreva sobre cada um dos métodos contraceptivos ababo:
al Tabelinha
b) Camisinha masculina
ch Camisinha feminina
d) Espermicidas
e) Diafragma
f) Pilulas anticoncepcionais
h) Laqueadura tubarla
1) vasectomia
Respostas
.Resposta:
Explicação:a)A tabelinha é um método que se baseia no cálculo dos dias em que provavelmente estará mais apta a engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas. Assim, pode ser utilizada tanto para este fim quanto para a contracepção. A mulher geralmente está fértil no meio do ciclo menstrual, quando ocorre a ovulação.
b)O preservativo masculino ou camisinha é uma capa de borracha (látex) que, ao ser colocada sobre o pênis, evita a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e do vírus causador da aids, o HIV. A camisinha pode também evitar a gravidez, agindo assim como um eficiente método contraceptivo.
c)A camisinha feminina é como se fosse uma “bolsa” de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis. Um é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo, na outra ponta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina).
d)Espermicida é uma substância, colocada na vagina da mulher, nos preservativos ou mesmo no Diafragma, que podem matar e/ou imobilizar os espermatozoides, impedindo assim a fecundação.
e)O diafragma é um contraceptivo feminino feito de borracha de silicone, que possui formato parecido com uma concha e é utilizado como anticoncepcional de barreira. Isso quer dizer que sua função é impedir a entrada de esparmatozoides no útero da mulher, sendo inserido na vagina antes do sexo.
f)O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide.
g)Laqueadura, laqueação ou ligadura de tubas uterinas (trompas de Falópio) consiste no método de esterilização feminina caracterizado pelo corte e ou ligamento cirúrgico das tubas uterinas, que fazem o caminho dos ovários até ao útero.
h)A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino.