Respostas
Resposta:
- O valor da área pintada é
Conceitos requisitados:
- Área de trapézio;
- Semelhança de triângulos;
Sugestão: acompanhar o desenvolvimento com as imagens anexadas ao final da resposta.
Desenvolvimento:
O primeiro passo é perceber que trata-se de dois quadrados de mesmo lado. Além disso, há um triângulo isósceles no topo, que é metade do quadrado formado pelas diagonais dos quadrados menores. Lembre-se que a diagonal de um quadrado é lado · √2, ou seja, os dois lados iguais do triângulo do topo medem x√2 (a medida da diagonal de cada quadrado de lado x). Essa informação será utilizada mais tarde.
(Acompanhe a primeira imagem anexa para uma melhor compreensão)
O próximo passo é traçar uma linha (verde na imagem) atravessando horizontalmente ambos os quadrados menores, na altura x/2. Isso dividirá os dois pela metade em relação ao eixo vertical. Vale notar que haverá um encontro entre essa nova linha e a diagonal do retângulo (junção dos dois quadrados) bem onde os quadrados se tocam. Nesse ponto encontram-se 3 semirretas: a diagonal do retângulo, a linha que divide-o horizontalmente em 2 e a linha que marca o encontro dos dois quadrados de lado x.
Na imagem, o lado de um dos quadrados (x) foi marcado por uma linha amarela, e uma outra linha (azul) sinaliza uma parte que vale x/2. Essa parte foi obtida através do corte realizado na etapa anterior (linha verde).
(Acompanhe a segunda imagem anexa para uma melhor compreensão)
Se você observar, há dois triângulos formados. As bases de cada um são as linhas amarelas e azuis obtidas na etapa anterior, e demais lados são parte das diagonais (a diagonal do quadrado de lado x e parte da diagonal do retângulo). É possível estabelecer uma relação entre essas bases e os demais lados de cada triângulo, pois os dois são semelhantes (observe a sinalização dos ângulos na imagem).
O próximo passo é usar isso para relacionar as linhas verde e roxa, como na imagem. Com isso, sabemos que a linha verde é o dobro da linha roxa, mas também sabemos que a soma dessas duas é a diagonal do quadrado.
Descobrindo o valor da linha verde, é possível achar o valor da área pintada. Isso porque essa área representa um trapézio, cuja área se dá pela fórmula:
Onde:
- B = base maior;
- b = base menor;
- h = altura do trapézio
(Acompanhe a terceira imagem anexa para uma melhor compreensão)
Como consta na imagem, a linha verde representa a base menor do trapézio, enquanto a base maior e a altura são aquelas medidas que descobrimos no início da resolução e que seriam usadas mais tarde.
Passo final: substituir esses valores na fórmula anterior e realizar os cálculos.