Respostas
Resposta:
Olá!
No Capitalismo, esta relação é obscurecida, o trabalho não aparece às pessoas como social, o caráter social do trabalho das pessoas aparece no valor.
Dessa forma o capitalismo gera uma sociedade desigual, fazendo com que algumas pessoas tenham todos os seus direitos básicos de sobrevivência garantidos, enquanto outras vivem em condições desumanas de habitação, saúde, higiene, educação, entre tantos outros de que são privadas gerando graves manifestações da questão social. Porém esse cenário vem mudando com o passar dos anos, a questão social está sendo mais discutida devido à declaração dos direitos humanos, na qual todas as pessoas devem ter seus direitos garantidos. As empresas estão valorizando mais seus funcionários devido à força sindical que as fiscaliza para que as leis trabalhistas se cumpram na sua totalidade. Ainda temos pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas os números vêm diminuindo de acordo com o Censo 2010 realizado pelo IBGE¹, no qual foi analisado que as taxas de analfabetismo, mortalidade infantil e desemprego diminuíram, exceto na região norte do país, onde a taxa de idosos analfabetos, e de pessoas que não possuem emprego é elevada.
Com esse estudo pode-se concluir que o nosso país vive um momento de transição no qual temos um grande avanço em relação ao enfrentamento das questões sociais como condições de moradia, educação e trabalho da população, mas ainda existem desigualdades sociais, e essas devem ser priorizadas no momento, pois não se pode retroceder. As contradições do sistema capitalistas estão enraizadas na sociedade, porém estão diminuindo devido ao poder constituinte da carta magna, na qual os direitos humanos são priorizados, aumentado a esperança daqueles que querem um país melhor para todos.
Espero ter te ajudado!!!!!!
BONS ESTUDOS!!!