precisso de um pequeno texto com tema: valorizando a vida em tempos de setembro amarelo
Respostas
Resposta:
Boa tarde, vc disse que era um pequeno texto mas, eu achei esse texto mais resumido.... bons estudos!
Conscientizar e prevenir são iniciativas que mudam vidas. O Setembro Amarelo acontece durante o nono mês do ano e marca a importância do combate ao suicídio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio. No mundo, esta é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Ainda que, de acordo com a OMS, mundialmente os casos tenham reduzido em quase 10% entre 2010 e 2016 (último ano da pesquisa), no Brasil é diferente: as taxas aumentaram 7% nesse mesmo intervalo de tempo.
Mesmo que ações governamentais sejam tomadas no Brasil, como a instauração da Portaria nº 1.876 de agosto de 2006 pelo Ministério da Saúde, o primeiro Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio aconteceu somente em 2016, e os dados ainda mostram uma realidade negativa.
Precariedade dos indicadores pelo mundo
Conforme o site da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) afirma, a OMS relata precariedade no fornecimento de dados para se produzir as estimativas de 2016. Somente 80 dos 183 Estados Membros da Organização possuíam dados vitais de registro qualificados. A ocorrência desses casos de falta de informação se deu majoritariamente em países de baixa e média renda, de acordo com o site da OPAS.
Conscientizar e prevenir
A campanha Setembro Amarelo foi iniciada no Brasil em 2015, com a proposta de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. A iniciativa uniu o Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês foi escolhido pois nele está o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Em semelhante linha de conscientização, a Instituição de Ensino Superior (IES) União de Goyazes, referência em saúde dentre as IES do Centro-Oeste, promove ações ao longo de setembro. Especialistas da Instituição ressaltam a importância de mensagens esclarecedoras e positivas para a comunidade, pois existem casos em que as pessoas com quadros psicológicos críticos não sabem onde procurar ajuda, como por exemplo no Centro de Valorização à Vida (CVV), que oferece atendimento profissional 24 horas por dia.
Embora atualmente o Setembro Amarelo esteja sendo visto como uma cultura hipócrita (que infelizmente esse termo é real) é importante lembrar o seu real valor e seu objetivo.
Tudo começou com um indivíduo norte-americano denominado Mike Emme, ele era conhecido por sua alegria e modo simples de viver, e sua marca registrada era seu Mustang 68 amarelo. Com apenas 17 anos ele cometeu suicídio, surpreendendo amigos e familiares, que não haviam notado nada de ''alegria'' no garoto. Aí começou o movimento onde diversos cartões amarelos com a frase ''se precisar peça ajuda'' começaram a rolar por aí, até que chegamos em um mês específico pra isso.
Esse não é o primeiro caso de alguém que cometeu suicídio sem ninguém perceber, e infelizmente não será o último. Todos os seres vivos possuem um desejo por viver, todos nós possuímos um meio de proteção que nos livra do perigo afim de nos salvarmos, mas quando alguém acaba com esse sistema, cometendo algo contra si próprio, ignorando seus instintos, é um motivo de se preocupar. Infelizmente hoje, mesmo uma pessoa implorando por ajuda, a sociedade vai ver como ''quer apenas chamar atenção''.
Todos nós passamos por problemas difíceis que nos cansa e acaba conosco. Mas nem todos conseguem lidar ou superar tal fato. E está tudo bem, nós que conseguimos temos a missão de ajudar aqueles que não conseguem a subir. E é preciso estar atento aos sinais que cada um á sua volta está lhe dando.