(FMJ SP) – Em 31 de março de 1964, os militares brasileiros, apoiados pelos Estados Unidos e por parcelas da classe política e empresarial do país, assumiram o controle do Estado por meio de um golpe. A justificativa para esse golpe de Estado baseava-se na proteção contra: *
1 ponto
a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
b) as ditaduras fascistas em franco processo de expansão no continente sul-americano, já instaladas na Argentina e no Chile.
c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho à tradição brasileira.
d) a violação dos direitos individuais garantidos na Constituição que vinha sendo praticada desde a renúncia de Jânio Quadros.
Respostas
Resposta:
1) B
2)A
Explicação:b) justificavam uma possibilidade de intervenção armada para garantir o regime democrático.
a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
É correta a alternativa A, tendo sido esta a segunda vez na História do Brasil que um golpe de Estado foi dado e que se implementou uma ditadura com a justificativa de combater a "ameaça comunista", coisa que também ocorreu em 1937 quando Vargas proclamou o Estado Novo.
Hoje sabemos que não havia, de fato, nenhum movimento comunista capaz de tomar o poder político no Brasil, tendo sido as medidas de João Goulart, que foi o presidente deposto e acusado de comunismo, sido medidas apenas reformistas, como a defesa da reforma agrária e um controle maior sobre a atuação das empresas multinacionais. A ditadura, que teria sido promulgada supostamente apenas para garantir as próximas eleições, duraria até 1985.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/19978785