Recentemente, você leu e estudou o conto “A menina dos fósforos”, de Hans Christian Andersen. Releia o parágrafo 4 do conto para responder à questão.
Por fim ela encolheu-se num canto, entre duas casas: uma delas avançava mais sobre a rua que a outra. Sentou-se, encolheu as perninhas, mas continuava a sentir frio. Não tendo vendido um único fósforo, não possuindo um único níquel, não ousava ir para casa, onde o pai bateria nela. Além disso, também fazia frio na casa onde moravam — uma casa sem forro, com o telhado cheio de fendas, por onde o vento sibilava, apesar de haverem tapado muitas delas com palha e trapos. Suas mãozinhas estavam enregeladas. Um pequenino fósforo lhes faria bem. Pudesse ela, com os dedos duros, puxar um fósforo do pacotinho, riscá-lo contra a parede e aquecer os dedos! Conseguiu-o, afinal; tirou um e riscou-o. Como o fósforo ardeu e crepitou! A chama clara e quente parecia uma velinha, quando a envolveu com a mão. Era uma luz estranha. A garotinha imaginou estar sentada em frente a uma grande lareira de ferro, com adornos e um tambor de latão polido. O fogo crepitava alegremente, e aquecia tanto... Que beleza! A pequena já ia estendendo os pés, para aquecê-los também... quando a chama se apagou e a lareira desapareceu. Ela estava sentada na rua, com um pedacinho de fósforo na mão.
Escreva, nos parênteses, a letra V, se a afirmação for verdadeira, ou a letra F, se a afirmação for falsa.
( ) I. “Por fi m” é um marcador temporal que já sugere a desistência e o desânimo que tomarão conta da menina na cena narrada neste parágrafo.
( ) II. Os diminutivos (perninhas, mãozinhas, pequenino, pacotinho, velinha, garotinha, pedacinho) dão um tom afetivo ao texto e reforçam a impressão de fragilidade da menina.
( ) III. A frase “Era uma luz estranha” é um exagero do narrador, pois trata-se apenas da pequena chama de um “pequenino fósforo”.
( ) IV. Neste conto, os fósforos abrem um ambiente mágico — os delírios da menina — que distanciam o leitor da realidade terrível vivida por ela.
Agora, assinale a alternativa que corresponde às letras que você anotou nos parênteses.
Respostas
Resposta:
I. (V) = Verdadeiro.
ll. (V) =Verdadeiro.
III. (F) = Falso.
IV. (V) = Verdadeiro.
Explicação:
"Menina dos Fósforos".
O conto apresenta como tema principal o desejo da Menina dos Fósforos de enfim conseguir um pouco de calor para não mais frio, e após
algumas tentativas frustradas,
por fim, ela o faz.
Enquanto os diminutivos,
no conto, desempenham o
importante papel de mostrar ao leitor a fragilidade da garota, criando no texto um tom de sensibilidade ao leitor.
Em resumo, o conto é sobre a terrível realidade da pobre garota que ao acender um fósforo, encontra-se perdida em seus devaneios, o que
faz com que ela e nós, leitores, esqueçamos da sua realidade
triste.
———
nota: esta é uma interpretação mais profunda do conto, caso você queira compreender melhor do se trata o texto.
nota: esta é uma interpretação mais profunda do conto, caso você queira compreender melhor do se trata o texto.de qualquer maneira, espero quetenha lhe ajudado nisso!.