Respostas
Resposta:
A globalização promoveu uma profunda interdependência entre empresas e nações, que as torna mais vulneráveis a choques inesperados. Agora, empresas e nações estão descobrindo o quanto são vulneráveis.
Mas, a lição do novo coronavírus não é que a globalização falhou. A lição é que a globalização é frágil, apesar ou por causa de seus benefícios. Por décadas, os esforços incansáveis de empresas individuais para eliminar a concorrência geraram riqueza sem precedentes.
Não é de surpreender que a epidemia do Covid-19 esteja sendo usada nas narrativas nacionalistas, como se vê aqui no Brasil. Para muitos, as origens chinesas da doença simplesmente reafirmam a crença de que a China representa um perigo para o mundo e não se pode confiar que se comporte de maneira responsável. Em um mundo inundado de desinformação, o Covid-19 está contribuindo para aumentar as conversas errôneas.
No âmbito destas configurações, qualquer fato que ocorre em qualquer lugar do mundo, pode produzir efeitos imediatos em outros lugares. Cada vez mais pessoas experienciam viagens internacionais e casamentos transnacionais.