• Matéria: Português
  • Autor: Alicia6748
  • Perguntado 5 anos atrás

Marque apenas UMA alternativa:
1- O texto de Guilherme Arantes é letra de uma canção. A linguagem poética encontra-se presente na composição. A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que:
(A) há o predomínio da linguagem denotativa, ou seja, a linguagem figurada. Ao longo do texto, podemos apontar diversas figuras de linguagem.
(B) há o predomínio da linguagem conotativa, ou seja, a linguagem figurada. Ao longo do texto, podemos apontar diversas figuras de linguagem.
(C) há o predomínio da linguagem denotativa, ou seja, a linguagem literal. Ao longo do texto, não se observa a presença de figuras de linguagem.
(D) há o predomínio da linguagem denotativa, ou seja, a linguagem literal. Ao longo do texto, podemos apontar diversas figuras de linguagem.
(E) há o predomínio da linguagem conotativa, ou seja, a linguagem literal. Ao longo do texto, podemos apontar diversas figuras de linguagem.

2- "E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra".
O verso acima contribui uma ação humana a um ser inanimado. Logo, a figura de pensamento presente nesse trecho é:
Imagem sem legenda
(A) ironia.
(B) prosopopeia.
(C) eufemismo.
(D) antítese.
(E) gradação.


3- "Água que o SOL evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da CHUVA, alegre arco-íris sobre a plantação".
Ao empregar palavras de sentidos opostos com a intenção de acentuar o contraste entre elas, o compositor fez uso de uma figura de pensamento, a fim de garantir maior expressividade em seu texto. A figura de pensamento empregada nos versos acima denomina-se:
(A) ironia.
(B) prosopopeia.
(C) eufemismo.
(D) antítese.
(E) gradação.

Anexos:

Respostas

respondido por: sophiaafonso
0

Resposta:

c 1

Explicação:


Anônimo: 2) Letra B
Perguntas similares