• Matéria: Filosofia
  • Autor: beatrizmota22222222
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual é a importância de cada estado físico da água para a vida no planeta​?

Respostas

respondido por: marinakelly11
1

Resposta:

O ser humano apresenta cerca de 70% do corpo composto por água. Os seres humanos, assim como os outros seres vivos, necessitam de água para o funcionamento do corpo, sendo essa substância fundamental para a nossa sobrevivência


beatrizmota22222222: vlw!✨
marinakelly11: dnd♥️
respondido por: geovannaborgesme
0

Resposta:

Ciclo da água é o processo de movimentação deste elemento pela natureza. Essa circulação permite que as águas dos rios se transformem em nuvem por meio da evaporação. O fenômeno, também denominado de ciclo hidrológico, é importante para a manutenção de vida no Planeta Terra.  

Não se conhece ao certo a origem da água presente na Terra. Alguns pesquisadores afirmam que esta substância teve origem durante a formação do planeta e foi lançada em forma de vapor pelos vulcões. Outros cientistas acreditam que ela surgiu dos cometas e meteoros que atingiram a Terra há milhares de anos atrás e que eram compostos por água.  

  • Estados físicos da água

A água possui diversas propriedades físicas e químicas que colaboraram para o desenvolvimento da vida. Uma dessas propriedades é a mudança de estado físico, dependendo da temperatura do ambiente em que se encontra. Essa característica permite a água passar do estado líquido para o sólido, do sólido para o líquido e do líquido para o gasoso. Estados importantes para o ciclo da água.  

Conheça agora cada um dos fenômenos de transformação dos estados físicos da água.  

  • Evaporação

 

No ciclo da água, esse é o processo de passagem do estado líquido para o gasoso. Esse fenômeno ocorre quando o calor emitido pelo sol aquece as águas superficiais do planeta (rios, lagos, mares, oceanos), criando condições para a água em estado líquido se transformar em vapor. Esse processo também ocorre através da transpiração dos seres vivos.  

  • Condensação

É a mudança do vapor d'água para a forma líquida. Quando a temperatura do ambiente diminui, os gases retidos na atmosfera começam a se resfriar e o vapor passa pelo processo de condensação transformando-se nuvens, nevoeiros e, posteriormente, em gotículas de chuva.  

  • Precipitação

É a parte do ciclo da água que envolve queda da água em forma de chuva, neve ou granizo. Esse fenômeno acontece quando a condensação de água chega a níveis críticos e as nuvens ficam carregadas ao ponto da água precipitar. A nuvem e granizo acontecem em regiões muito frias. Neste caso, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido de forma muito rápida.  

  • Infiltração

Quando a água condensada precipita, o solo encharcado passa a absorver a água por meio da infiltração. Parte dessa água precipitada colabora para a retroalimentação dos lençóis freáticos (reservatórios de água na parte subterrânea do planeta).  

  • Transpiração

Boa parte das águas lançadas pelas chuvas e infiltradas no solo acaba por ser absorvida pelas plantas e servem para o desenvolvimento delas. Após realizar todos os processos necessários para a manutenção da vida, as plantas devolvem a água por meio do processo de transpiração.

  • Ciclo da água

A água se movimenta na natureza constantemente ela passa pela atmosfera, rios, e subsolo terrestre. Nesse processo, ela passa pelos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e colabora com o desenvolvimento dos seres vivos.  

O ciclo da água não tem um inicio, meio ou fim; mas quem dá origem a ela é o calor emitido pela terra e a gravidade. A energia emitida pela estrela fornece o calor que aquece a água dos lagos, rios, plantas ou mares e a transforma em gases pelo processo de evaporação.  

Na atmosfera, o vapor de água se condensa. Quando a nuvem chegar ao ponto crítico ela precipita em forma de chuva. O estado líquido da água abastece os rios, molha os solos e todo esse processo modela a paisagem, altera percursos fluviais e ajuda na disseminação da agricultura.

As águas da chuva que infiltram no solo colaboram com manutenção da vida das plantas e parte acaba indo para os lençóis freáticos presentes no subsolo do planeta e são essas águas que se transformam em nascente de rios.  

Se a água precipitada cair em áreas com pouca estrutura de infiltração, por exemplo, cidades sem boca de lobo ou solo com pouca capacidade de retenção; então ela poderá causar inundações, enxurradas.  

  • Importância do ciclo hidrológico

 

Cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água. Ela é responsável pelo desenvolvimento da vida na terra, pela produção agrícola, para o consumo das espécies. O ciclo da água ou hidrológico é então importante, pois colabora para que a substância circule pelas regiões do planeta, com a variação climática, funcionamento dos rios e funcionamento dos organismos.  

Perguntas similares