Vocês podem me ajudar?
0,100 mol PCl5 é colocado em um recipiente de 2,00 L a 160°C. Após estabelecido o equilíbrio: PCl5(g) → PCl3(g) + Cl2(g).
Quais as concentrações de todas as espécies? (Kc = 2,11 x 10-2 nesta temperatura.)
Eu sei que a resolução é essa: [PCl3] = [Cl2] = 0,14 mol L-l; [PCl5] = 0,86 mol L-1.
Mas eu não tô entendendo como foi que ele chegou nisso.
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado :D.
Explicação:
As reações reversíveis geralmente iniciam com uma quantidade determinada de reagentes. Como a reação direta se inicia, com o passar do tempo, esses reagentes vão sendo consumidos para a formação dos produtos, consequentemente a concentração dos reagentes diminui enquanto a concentração dos produtos aumenta. Então, a reação inversa também começa, produzindo também os reagentes, até que a taxa de desenvolvimento (velocidade) das reações direta e inversa permanece a mesma, atingindo o chamado equilíbrio químico.
Para calcular a constante de um equilíbrio químico, utilizamos a concentração molar ou as pressões parciais dos participantes da reação.
O cálculo da constante de equilíbrio envolve uma relação entre os participantes do produto e do reagente de uma reação química que se encontra em equilíbrio. Uma reação está em equilíbrio sempre que a velocidade da reação direta (para a direita) é igual à da reação inversa (para a esquerda).