• Matéria: História
  • Autor: patriciarocha2004
  • Perguntado 6 anos atrás

2) Seriam os generais cristãos menos prudentes do que os dos adversários? Resposta difícil. Os militares bizantinos responsáveis certamente devem ter cometido erros. Mas quem não os comete? Isto não é o essencial. O que é impressionante é a superioridade, durante vinte anos, das forças muçulmanas sobre os exércitos cristãos. Será preciso, com isso, aceitar a tese comum: o islã, novo e conquistador, não podia deixar de expulsar um cristianismo que seis séculos já haviam envelhecido? A formação e consolidação do islamismo teria por resultado uma alteração drástica nas relações sociais no mundo conhecido, especialmente entre as civilizações e sociedades da Europa Ocidental, desde o século VII d.C., situação esta que prolonga-se até os dias atuais. Sobre os conceitos relativos a esta etapa histórica na Idade Média, analise as opções que se seguem e assinale a correta: Selecione uma alternativa: a) O avanço do islã pelo mundo mediterrâneo foi decisivo para a reordenação das relações econômicas na Europa Ocidental, com o consequente declínio das cidades e expansão do mundo rural. b) A centralidade da governança do califado islâmico em torno de Meca permitiu que as conquistas dos sucessivos califas que se seguiram a Maomé estabelecessem um estado teocrático, governado pelos ímas muçulmanos, que detinham autoridade espiritual e política. c) A doutrina islâmica agrega o conceito de jihad para enfatizar a importância do processo de renovação interior (a pequena jihad) e a conversão de indivíduos e povos infiéis (grande jihad), que determinou historicamente as instâncias morais do indivíduo e sua relação com povos não-islamizados. d) A expansão dos domínios islâmicos no Oriente Médio foi viabilizada através de um pacto de não-agressão com o Império Bizantino em 654, à época governado pelo imperador Justiniano, o que garantiu a manutenção da fé cristã no território que compreende o atual Estado de Israel. e) A dinastia Fatímida xiita, ligada a Ali e seus partidários, consolidou-se como potência política hegemônica no Oriente Médio (nos atuais territórios do Irã e Iraque) sobre os Omíadas, que vinham perdendo força em função de uma série de lutas sucessórias internas.

Respostas

respondido por: edergean
14

Resposta:

av1 :

1-c)

Ali – Xiita – Omar – Sunita – Califados.

2-a)O avanço do islã pelo mundo mediterrâneo foi decisivo para a reordenação das relações econômicas na Europa Ocidental, com o consequente declínio das cidades e expansão do mundo rural.

3-b)b)

Império Carolíngio – Carlos Martel – Poitiers – francos – Carlos Magno

4 e) após o reinado de Luís, o Piedoso, o Império Carolíngio dividiu-se em três regiões autônomas, mas que partilhavam os mesmos hábitos sociais e culturais.

5 c)O avanço do islamismo sobre parcela importante do mundo mediterrâneo (nas costas africanas) desencadeou a formação de novos eixos comerciais ao longo da Idade Média, em direção aos reinos e povos nórdicos.

Explicação:


sandrafagundes25: Obg ...vc me ajudou
Perguntas similares