2) Seriam os generais cristãos menos prudentes do que os dos adversários? Resposta difícil. Os militares bizantinos responsáveis certamente devem ter cometido erros. Mas quem não os comete? Isto não é o essencial. O que é impressionante é a superioridade, durante vinte anos, das forças muçulmanas sobre os exércitos cristãos. Será preciso, com isso, aceitar a tese comum: o islã, novo e conquistador, não podia deixar de expulsar um cristianismo que seis séculos já haviam envelhecido? A formação e consolidação do islamismo teria por resultado uma alteração drástica nas relações sociais no mundo conhecido, especialmente entre as civilizações e sociedades da Europa Ocidental, desde o século VII d.C., situação esta que prolonga-se até os dias atuais. Sobre os conceitos relativos a esta etapa histórica na Idade Média, analise as opções que se seguem e assinale a correta: Selecione uma alternativa: a) O avanço do islã pelo mundo mediterrâneo foi decisivo para a reordenação das relações econômicas na Europa Ocidental, com o consequente declínio das cidades e expansão do mundo rural. b) A centralidade da governança do califado islâmico em torno de Meca permitiu que as conquistas dos sucessivos califas que se seguiram a Maomé estabelecessem um estado teocrático, governado pelos ímas muçulmanos, que detinham autoridade espiritual e política. c) A doutrina islâmica agrega o conceito de jihad para enfatizar a importância do processo de renovação interior (a pequena jihad) e a conversão de indivíduos e povos infiéis (grande jihad), que determinou historicamente as instâncias morais do indivíduo e sua relação com povos não-islamizados. d) A expansão dos domínios islâmicos no Oriente Médio foi viabilizada através de um pacto de não-agressão com o Império Bizantino em 654, à época governado pelo imperador Justiniano, o que garantiu a manutenção da fé cristã no território que compreende o atual Estado de Israel. e) A dinastia Fatímida xiita, ligada a Ali e seus partidários, consolidou-se como potência política hegemônica no Oriente Médio (nos atuais territórios do Irã e Iraque) sobre os Omíadas, que vinham perdendo força em função de uma série de lutas sucessórias internas.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
av1 :
1-c)
Ali – Xiita – Omar – Sunita – Califados.
2-a)O avanço do islã pelo mundo mediterrâneo foi decisivo para a reordenação das relações econômicas na Europa Ocidental, com o consequente declínio das cidades e expansão do mundo rural.
3-b)b)
Império Carolíngio – Carlos Martel – Poitiers – francos – Carlos Magno
4 e) após o reinado de Luís, o Piedoso, o Império Carolíngio dividiu-se em três regiões autônomas, mas que partilhavam os mesmos hábitos sociais e culturais.
5 c)O avanço do islamismo sobre parcela importante do mundo mediterrâneo (nas costas africanas) desencadeou a formação de novos eixos comerciais ao longo da Idade Média, em direção aos reinos e povos nórdicos.
Explicação:
sandrafagundes25:
Obg ...vc me ajudou
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás