• Matéria: Química
  • Autor: hanielyassuncao123
  • Perguntado 5 anos atrás

O tecido epitelial também forma glândulas.Na imagem que segue, observa-se a formação de dois tipos de glândulas.Quais são elas? O que as diferencia?​

Anexos:

Respostas

respondido por: llindinalvamota104
18

Resposta:

O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.

As células secretoras de uma glândula são conhecidas com parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras é denominado de estroma. O estroma sustenta também vasos sanguíneos e linfáticos e nervos.

Os epitélios que constituem as glândulas do corpo podem ser classificados de acordo com vários critérios. Glândulas unicelulares consistem em células glandulares isoladas, e glândulas multicelulares são compostas de agrupamentos de células. Em exemplo de glândula unicelular é a célula caliciforme, presente no revestimento do intestino delgado, ou do trato respiratório. O termo “glândula”, porém é normalmente mais usado para designar agregados maiores e mais complexos de células.

As glândulas são sempre formadas a partir de epitélios de revestimento cujas células proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente, após sofrem diferenciação adicional durante a vida fetal. Existem dois tipos principais de glândulas:

Glândulas exócrinas: mantêm a sua conexão com o epitélio do qual se originaram, possuem ductos tubulares formados por células que transportam a secreção glandular para a superfície do corpo ou para o interior (lúmen) de um órgão cavitário. Ex: glândulas sudoríparas, salivares e intestinais.

Glândulas endócrinas: não possuem ductos, a sua conexão com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento e sua secreção é liberada diretamente na corrente sangüínea e transportada para o seu local de ação, o seu “tecido alvo”. A secreção das glândulas endócrinas contém hormônios.

As glândulas exócrinas têm uma porção secretora constituída pelas células responsáveis pelo processo secretório. E ductos que transportam a secreção eliminada das células. As glândulas simples têm apenas um ducto não ramificado, exemplo a glândula sudorípara, enquanto as glândulas compostas têm ductos ramificados, que nas grandes glândulas podem atingir altos níveis de complexidade, exemplo o pâncreas. A organização celular da porção secretora representa um segundo critério para a classificação das glândulas. Dependendo da forma de sua porção secretora, as glândulas simples podem ser tubulares; cuja porção secretora tem formato de um tubo, tubulares enoveladas, tubulares ramificadas ou acinosas; cuja porção secretora é esférica ou arredondada. As glândulas compostas podem ser tubulares, acinosas ou túbulo-acinosas.

Alguns órgãos têm funções, tanto exócrina quanto endócrina e um só tipo de células pode funcionar de ambas as maneiras, por exemplo: o fígado, onde as células que secretam bile através de ductos também secretam produtos na circulação sanguínea. Em outros órgãos, algumas células são especializadas em secreção exócrina e outras em secreção endócrina; no pâncreas, por exemplo, as células acinosas secretam enzimas digestivas na cavidade intestinal, enquanto as células das ilhotas secretam insulina e glucagon no sangue.

Classicação das glândulas exócrinas quanto ao modo de secreção

As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular. Nas glândulas holócrinas, como as glândulas sebáceas, o produto de secreção é eliminado juntamente com toda a célula, processo que envolve a destruição das células repletas de secreção. Um tipo intermediário é o apócrino, encontrado na glândula mamária, em que o produto de secreção, é secretado junto com porções do citoplasma apical das células.

Perguntas similares