• Matéria: História
  • Autor: TioYui
  • Perguntado 6 anos atrás

as reformas religiosas foi o movimento que rompeu a unidade do cristianismo centrado pela igreja católica. esse movimento é parte das grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas ocorridas na Europa nos séculos XV e XVI,que enfraqueceram a igreja permitindo o surgimento de novas doutrinas religiosas, como o luteranismo, calvinismo, e o anglicanismo. A igreja católica como forma de impedir o avanço de outras religiões realizou uma série de medidas chamada de contrarreforma. marque um X nas alternativas corretas referente as reformas religiosas.

a) ( ) lutro através de 95 teses criticou os abusos e luxuria da igreja católica e a venda de indulgências.
b) ( ) Lutero defendia uma reforma na igreja católica, com base no protestantismo calvinista.
c) ( ) O Anglicanismo foi criado pelo rei inglês Henrique VIII.
d) ( ) Umadas medidas tomadas pela igreja católica foi a criança da companhia de Jesus e as doutrinas luteranas.
e) ( ) a igreja católica criou o Index e o Concílio do Trento como forma de recuperar seu poder religioso.​

Respostas

respondido por: PapaManellis
1

Resposta: A,C,E - A intenção de Lutero foi de denunciar o que ele considerava como abusos na Igreja Católica. Lutero como membro da mesma buscava uma reforma e nunca teve intenção de fundar uma heresia (do ponto de vista da Igreja Católica).

Calvinismo foi uma outra religião protestante que surgiu com base no ideais de Calvino e não possui relação direta com o que defendia Lutero.

O anglicanismo foi fundado por Henrique VIII sobre o pretexto de se separar de sua esposa. Na realidade, acredita-se foi um movimento para se apossar das terras da igreja na Inglaterra.

Doutrinas Luteranas não tem relação com a Igreja Católica e sim com o Luteranismo, doutrina fundada pelos ideais de Lutero pós cisma com o Catolicismo.

O Index e o Concílio de Trento foram ambos uma tentativa de contra reforma por parte do Vaticano. O index consistia em livros proibidos, o Concílio foi convocado para reassegurar a unidade da fé e disciplina eclesiástica.

Perguntas similares