avaliei as recomendações da Anvisa para prevenção do ipc-s relacionados ao cateter periférico contido no documento Segurança do paciente e qualidade em Serviços de Saúde
Respostas
Resposta:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou em 2017 uma série de publicações sobre Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Dentro do “Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde”. Há um capítulo especial sobre as recomendações para cateteres periféricos. Com informações práticas fundamentais para garantir a segurança do paciente.
As diretrizes envolvem sete tópicos: Higiene das mãos. Seleção do cateter e sítio de inserção. Preparo da pele. Estabilização. Coberturas. Flushing e manutenção do cateter periférico. Cuidados com o sítio de inserção e Remoção do cateter.
Explicação:
Recomendações para cateteres periféricos
Higiene das mãos
Higienizar as mãos antes e após a inserção de cateteres e para qualquer tipo de manipulação dos dispositivos.
Higienizar as mãos com água e sabonete líquido quando estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.
Usar preparação alcoólica para as mãos (60 a 80%) quando as mesmas não estiverem visivelmente sujas.
O uso de luvas não substitui a necessidade de higiene das mãos. No cuidado específico com cateteres intravasculares. A higiene das mãos deverá ser realizada antes e após tocar o sítio de inserção do cateter. Bem como antes e após a inserção. Remoção. Manipulação ou troca de curativo.