1-Em diversos pontos da obra criada por Darwin e Wallace, eles ponderam que os seres vivos possuem a capacidade de variação ao longo do tempo. Apenas não conseguiram, a época, explicar os fatores que contribuiriam para essa possível variação. Dentre as áreas do conhecimento criadas pelo homem, qual delas contribui significativamente para explicar a variação na teoria da Seleção Natural? *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) Citologia;
b) Genética;
c) Histologia;
d) Fisiologia.
Respostas
Dentre as áreas do conhecimento criadas pelo homem, a que contribuiu para explicar a variação na teoria da Seleção Natural foi: b) Genética.
A genética é um ramo da biologia que estuda como os caracteres hereditários são transmitidos de geração em geração.
A redescoberta em 1900 das leis da mutação genética, instituídas por Mendel em 1865, mudou radicalmente a perspectiva sobre o problema da evolução das espécies.
As questões sobre variação e herança não eram mais consideradas da perspectiva morfológica que havia dominado a teoria darwiniana e o neo-lamarckismo.
Por outro lado, uma explicação consistente foi encontrada na genética de Mendel para a presença de características não adaptativas.
Resposta:
1)b) Genética;
2)a) Passou a desacreditar no Catastrofismo.;
Explicação:
1)
As descobertas realizadas pelo monge agostiniano Gregor Mendel, sobre a herança dos caracteres adquiridos, foram fundamentais para a constituição da genética, ramo da ciência que complementa a teoria proposta por Darwin.
2)
O Catastrofismo foi por muito tempo entendido como o estilo de pensamento em que apenas através de uma catástrofe seriam possíveis os processos de modificações entre os seres vivos.