Respostas
Resposta:
Explicação:
A adoração e a representação dos deuses foram temas de grande parte da produção artística dos astecas. A religiosidade inspirou a construção de templos, a produção de peças artesanais e a criação de diversas manifestações artísticas como a música, a dança e a pintura.
Os astecas acreditavam em diversos deuses, suas crenças estavam intimamente ligadas às suas preocupações com o dia-dia-dia. Portanto, deuses que cuidavam do tempo, da agricultura e da guerra tinham lugar de destaque nas manifestações artísticas.
Máscaras aparecem muito na arte asteca. Elas eram utilizadas em rituais religiosos e serviam para representar divindades e afastar espíritos ruins. Feitas de diferentes materiais e em vários formatos, as máscaras também são representadas em esculturas, cerâmicas e pinturas.
O uso intenso das cores é outra característica marcante da arte asteca. Cerâmicas, pinturas em templos, utensílios religiosos, fardamentos de reis e soldados chamavam atenção por suas cores fortes e vibrantes.
Na arquitetura, os palácios e templos astecas destacam-se pela suntuosidade e pela quantidade impressionante de símbolos, formatos e detalhes. Feitos para representar o poder dos reis e para servir de locais de adoração, eles continham o melhor das expressões artísticas da época.
As pinturas astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, não seguiam a proporcionalidade.
espero ter ajudado ;-;