1. Quais as estratégias de ação do chamado Terrorismo de Estado durante a ditadura na Argentina? *
1 ponto
a) Debates em praça pública sobre os perigos de se desrespeitar os militares.
b) Os suspeitos de subversão eram encaminhados a tratamentos psicológicos e voltavam para casa em 60 dias.
c) O governo da Argentina respeitava qualquer tipo de opinião no país, mantendo firme o espírito democrático.
d) Qualquer pessoa considerada opositora ao sistema poderia ser presa, torturada e morta. Violação massiva dos direitos humanos.
2. (FGV – adaptada) Entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, transcorreu a chamada "Guerra das Malvinas". A esse respeito é correto afirmar que se trata de: *
1 ponto
a) uma guerra travada no Atlântico Norte devido ao protecionismo praticado pelo Inglaterra com relação aos produtos industrializados argentinos.
b) uma revolta popular patrocinada pelo governo inglês que utilizou as ilhas Malvinas como base de apoio aos guerrilheiros argentinos.
c) um conflito provocado pela prisão de militares ingleses acusados de espionagem em território argentino e que terminou com o envio de tropas inglesas ao porto de Buenos Aires.
d) uma guerra provocada pela disputa acerca do controle das ilhas Malvinas, que acabou por contribuir para o fim do regime militar na Argentina.
Respostas
Resposta:
1)D)Qualquer pessoa considerada opositora ao sistema poderia ser presa, torturada e morta. Violação massiva dos direitos humanos
2)D)uma guerra provocada pela disputa acerca do controle das ilhas Malvinas, que acabou por contribuir para o fim do regime militar na Argentina
Explicação:
1)Qualquer pessoa suspeita de ser contra o governo militar poderia ser presa, torturada e morta. Muitos corpos não eram encontrados, considerados “desaparecidos”. Pesquisadores calculam que até 30 mil pessoas foram mortas. Essas perseguições e desaparecimentos causaram um terror generalizado na sociedade, o chamado “terrorismo de Estado”
2)O governo militar argentino decidiu invadir e conquistar as Ilhas Maldivas (ou Falklands, para os ingleses). Objetivo era trazer prestígio junto ao povo. Em abril de 1982, a população foi às ruas comemorar a tomada das Ilhas Malvinas. A Inglaterra reagiu com navios e aviões de guerra. Após várias batalhas, a Inglaterra venceu e recuperou as Ilhas. O governo militar argentino perdeu completamente o pouco apoio popular, chegando ao fim no ano seguinte