Respostas
Resposta:
A produção do açúcar pode ser entendida como um processo da indústria de extração. Essa classificação se justifica pelo fato do açúcar ser um produto de origem natural que passa por etapas de tratamentos e concentração em suas diferentes especificidades. A produção engloba a área agrícola e industrial, assim, a produtividade do açúcar está diretamente relacionada às condições ambientais as quais a matéria-prima
Explicação:
Formação do caldo – após a moer a cana, surge o caldo e dele são retiradas todas as impurezas solúveis e insolúveis;
Resposta:
A cana-de-açúcar era plantada, pelos escravos, em extensos canaviais.
2º - Os escravos cortavam a cana-de-açúcar e carregavam em carros de bois até a moenda, que ficava na parte interior do engenho.
3º - Nas moendas (grandes máquinas movidas por moinho d’água, força humana ou por bois), a cana-de-açúcar era esmagada. O caldo de cana era obtido nessa etapa.
4º - O caldo de cana era colocado em grandes caldeiras para passar por um processo de fervura. O resultado, depois de horas, era um caldo bem grosso (pastoso).
5º - O caldo grosso era levado até a casa de purgar, onde era colocado em recipientes de barro, em formato de cone, com um furo na parte inferior. Esse furo possibilitava o escorrimento do restante da água. O caldo ficava nesse local de 3 a 5 dias, até que toda água escorresse.
6º - No final da etapa anterior, o resultado era uma espécie de bloco de açúcar, em formato de cone e de cor amarelada. Esses “pães de açúcar”, como eram chamados, eram transportados para a Europa, local em que seriam clareados (refinados) e vendidos aos comerciantes locais e consumidores finais ps: desculpa pela resposta gigante