Ajuda, pfv!
Para acompanhar as transformações sociais e os resultados de políticas educacionais, novas propostas governamentais são configuradas e implementadas a fim de superar dificuldades apresentadas, além de propor novas formas de organização da educação básica. Assim, algumas legislações são atualizadas, bem como novos documentos instituídos, tendo como base a Constituição de 1988, tais como as Emendas Constitucionais e o Plano Nacional da Educação.
Para demonstrar seus conhecimentos sobre o avanço dessas políticas, discorra como estão organizadas as metas do Plano Nacional de Educação e quais problemas elas visam enfrentar. Em seguida, comente as diretrizes presentes nesse documento que se relacionam com as formas de organização da educação básica.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
O Plano Nacional de Educação, Lei n.º 13.005/2014, agrupou as metas por meio de diferentes temáticas. O primeiro grupo de metas visa propor estratégias para assegurar o acesso à educação de qualidade para todos os cidadãos.
O próximo grupo de metas se direciona ao combate às desigualdades que marcam a trajetória do país. Em seguida, há o grupo de metas organizadas para promover ações para a valorização da diversidade presente na sociedade, a fim de que se institua um ensino com equidade.
O último grupo se destina a apresentar metas voltadas para a valorização dos profissionais da educação.
Quanto às diretrizes que se relacionam com a organização da educação básica, é possível considerar a que objetiva a universalização do atendimento escolar, contemplando toda a população como assegura a Constituição de 1988, assim como uma gestão democrática da educação pública.
Para o desenvolvimento da educação é necessário planejamento, assim existem a Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica e o Plano Nacional da Educação (PNE) os quais norteiam a educação no Brasil.
Planejamentos e diretrizes para a educação
Cabe ao PNE a determinação de diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. As intervenções e emendas nestes planejamentos podem ocorrer devido à mobilização da sociedade, como também devido ao posicionamento do governo regente.
É através da mobilização da sociedade com as ações do governo que se propõe novas intervenções nos planejamentos da educação nacional.
Continue estudando sobre Pedagogia em: https://brainly.com.br/tarefa/24427274