Respostas
Resposta:
1- O narrador agiu assim porque partiu do princípio de que, normalmente, meninos de rua pedem dinheiro. Entretanto, no caso mencionado, ele se equivocou, pois a criança queria saber as horas.
2-
( X ) Palavras cujos significados são equivalentes.
3- Menino de Família é o bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado, ao passo que Menino de Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
4- Uma criança chorosa em um shopping desperta um sentimento protecionista, enquanto uma criança "de rua" desperte pena e até mesmo medo de que ela nos roube. Muitas pessoas agem assim por preconceito, por falta de empatia, por descaso.
5- É falsa a impressão de ser natural porque, tanto meninos de rua, quanto os de família, são seres humanos e foram gerados como tal, sem distinção.
6- Existem meninos NAS ruas porque alguém os colocou lá. E sobre quem os colocou lá é uma longa história, porque não basta apenas acusar os pais de descaso. Há toda uma questão a ser discutida inclusive sobre antes destes meninos de rua terem nascido.
7- O preconceito social existe, e consiste em tratar as pessoas com diferença de acordo com o nível de posses e de renda que tenham ou que aparentem ter. Isso é o que se faz em relação aos meninos de rua. As consequências são extremamente negativas, pois ressalta ainda mais as diferenças e faz com que estas crianças sejam marginalizadas. Empatia seria a palavra chave para um novo olhar sobre estes seres tão discriminados. E cobrar das autoridades uma política séria e factível de inclusão social.
Explicação: