Respostas
Resposta:
Um intenso processo desenrolou-se depois do Dia do Fico. Avilez realizou segunda tentativa para a volta de Pedro. Este, entretanto, juntou as tropas e população que estavam ao seu favor e expulsou o general do país.
Com o Dia do Fico, a fratura nas relações entre Brasil e Portugal se intensificou e D. Pedro não conseguiu estabelecer com a coroa nenhum acordo para a sua permanência. Assim, viajou para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais com o objetivo de conquistar a lealdade e apoio das províncias, além de reforçar sua autoridade no território.
Maria Leopoldina, esposa de Pedro I, assumiu a regência do país durante a viagem. Nesse período, Portugal enviou uma carta no qual não reconhecia a autonomia do Brasil e exigia novamente que Pedro retornasse.
Como resposta, Leopoldina convocou o Conselho do Estado e juntos decidiram pela separação. Assinaram, então, a declaração de independência e enviaram para ser entregue a Dom Pedro. Enquanto retornava para o Rio de Janeiro, Dom Pedro I recebeu a carta, as margens do Rio Ipiranga, e proclamou no dia 7 de setembro de 1822 a independência.
Explicação:
áspero que ajude:)