1) Além das condições difíceis de vida em algumas áreas do Nordeste, são fatores que contribuíram para a emigração regional em direção a outras partes do Brasil: * 1 ponto a) Incentivos agrícolas no Sul do país, e industrialização do Centro-Oeste. b) Ciclo da borracha no Norte, construção de Brasília e industrialização no Sudeste. c) Somente a mudança da capital para o Rio de Janeiro ainda no século XVIII. d) Somente as secas que acometem o sertão nordestino, são responsáveis pela saída de pessoas.
Respostas
Resposta:
1.b)
2.d)
Explicação:
1.Além das condições naturais desfavoráveis, em especial no sertão nordestino, incentivos como a construção de Brasília, o trabalho com a extração do látex no Norte do país e a industrialização no Sudeste, atraíram muitos imigrantes nordestinos.
2.Você observou corretamente que a participação da Região Sul foi de 16,2% em 1995 e também em 2012, já a Região Nordeste apresentou aumento de 1,6% na participação entre os dois períodos, passando de 12,0% em 1995 para 13,6% em 2012.
1 - b) Ciclo da borracha no Norte, construção de Brasília e industrialização no Sudeste.
Quando a economia passa a se desenvolver em uma determinada região e dessa forma ela pode gerar um certo lucro para as famílias, a mesma se torna área de atração e assim nas demais regiões começa a imigração de famílias em busca de uma maior qualidade de vida.
O sudeste brasileiro investiu em industrialização, enquanto o ciclo da borracha atraia pessoas das demais regiões para essa. Em outros momentos tivemos outros tipos de migração pelo Brasil e assim mantivemos uma circulação constante de pessoas.