Observando a charge abaixo, descreva o contexto da produção dessa imagem e os elementos que
ela sinaliza reverberar. Tente seguir esse roteiro: qual a personagem principal da charge? Qual seu
ambiente? O que seu figurino representa? Esses são os elementos visuais que estão em diálogo com
os balões de fala.
Respostas
Resposta:
Para as pessoas em situação de rua, ficar em casa não é uma opção e manter a higiene é um grande desafio. Somando isso à redução no número de doações de alimentos, esse grupo se torna extremamente vulnerável ao novo coronavírus. Esta charge nos mostra um morador de rua como personagem principal. Detalhes como ambiente em que se encontra, imagem pessoal e o modo de se vestir, não é condizente a uma pessoa que tem recursos. A charge nos mostra a reação de morador de rua que vive numa desigualdade social perante uma pandemia. Enquanto as pessoas são recomendadas a ficar em casa e seguir as recomendações feitas pela OMS, outros ao menos sabe o que é ter uma casa para morar, e acesso a higiene.
Resposta pra quem quer copiar menos: Esta charge se baseia na realidade enfrentada por moradores de rua durante uma pandemia, onde não tem recursos para seguir as recomendações estabelecidas. O personagem principal trata-se de um morador de rua. O ambiente em que se encontra, é a rua. Seu figurino, imagem pessoal e ambiente em que se encontra, já se baseia nos aspectos de um morador de rua, e isso nos permite a fácil identificação.
Resposta:
1 semana
1- para que possamos viver em diversidade e inclusão,sem distinção social,que tenhamos equidade com o próximo.
2- Entendo como se fosse características corporais e culturais "diferentes"
Atividade 2
1- Esta charge se baseia na realidade enfrentada por moradores de rua durante uma pandemia, onde não tem recursos para seguir as recomendações estabelecidas. O personagem principal trata-se de um morador de rua. O ambiente em que se encontra, é a rua. Seu figurino, imagem pessoal e ambiente em que se encontra, já se baseia nos aspectos de um morador de rua, e isso nos permite a fácil identificação.
2- Agregasse-se a isso, a possibilidade que essa figura de pensamento irônica tem como estratégia o desnudamento de determinados aspectos culturais, sociais e até mesmo estéticos, muitas vezes encobertos por discursos sérios e possíveis de serem criticados ou ironizados em algumas formas genéricas, como é o caso da charge, por meio do interdiscurso irônico. Em textos chárgicos, a ironia se reflete por meio do verbal e do não verbal sobre algo sério. Ela consiste em não dar às palavras nem à imagem o seu sentido real ou completo, exatamente para significar o oposto do que se diz. É um disfarce para expressar uma coisa por outra. O discurso irônico em charges é um recurso para estimular algum tipo de reação do leitor.
Explicação: