Muitas revoltas fizeram parte do Brasil Colônia, a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. Vamos pesquisar sobre essas revoltas. Observe que são 2 revoltas. Fazer de cada uma.
Quando:
Líder:
Causas:
Onde:
Final:
Respostas
Inconfidência Mineira
Quando: 1789
Líder: Em sua maioria, grandes proprietários, padres e letrados, como Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, e o líder mais popular, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.
Causas: O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. Então, a Metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores.
Onde: Minas Gerais
Final: O movimento foi frustrado porque alguns participantes delataram a revolta, entre eles, Joaquim Silvério dos Reis. Somente Tiradentes foi condenado e executado em 21 de abril de 1792, os outros participantes foram perdoados ou condenados ao degredo.
Conjuração Baiana:
Quando: 1798
Líder: João de Deus, Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens.
Causas: Insatisfação com a situação precária da população da Bahia após a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.
Onde: Bahia
Final: Os participantes da revolta foram presos e seus líderes foram executados ou condenados ao degredo.