Respostas
Resposta:
Confinadas em suas casas, milhares de pessoas têm enfrentado as dificuldades de se manter longe das relações sociais no cotidiano, o que pode desencadear diversos transtornos afetivos, colocando em risco a saúde mental, principalmente da juventude.
Diante de todas essas mudanças, podemos fazer uma pergunta pertinente: A arte faz bem à saúde mental? A resposta é sim. De acordo com a diretora regional da OMS para a Europa, Piroska Östlin, as artes “oferecem soluções que a prática médica comum até agora não conseguiu abordar de maneira eficaz”, sendo, inclusive, mais abrangentes, porque se relacionam à saúde e ao bem-estar das pessoas em um contexto social e comunitário mais amplo. Além de serem mais abrangentes e mais eficazes, mesmo quando se trata dessas doenças mais graves, as artes influenciam as pessoas positivamente independente da faixa etária, desde o nascimento e ao longo de toda a vida.
As atividades artísticas, divididas em 5 grandes categorias, artes cênicas (música, dança, canto, teatro e cinema); artes visuais (artesanato, design, pintura e fotografia); literatura (escrita, leitura e participação em festivais literários); atividades culturais (visitar museus, galerias, shows, teatro); e artes online (animações, artes digitais, etc), podem ser aliadas dos serviços de saúde, completando ou aprimorando protocolos de tratamento. Não importa se inseridas no contexto terapêutico de forma passiva ou ativa – seja ouvindo uma música ou desenhando e pintando – essas atividades reduzem, por exemplo, os efeitos colaterais do tratamento do câncer, que incluem sonolência, falta de apetite, falta de ar e náusea.
Explicação:
se vc quiser pode resumer o texto, espero ter ajudado :)))