• Matéria: Direito
  • Autor: francielecavaz
  • Perguntado 5 anos atrás

O Hospital Universitário é uma instituição privada, situada na cidade de Pequenópolis, com aproximadamente 250 mil habitantes. O hospital, de cem leitos conta com um quadro de pessoal de 350 funcionários, incluindo mais de 200 enfermeiras e 40 funcionários em funções de secretaria ou de escritório (um grupo quase exclusivamente feminino). No mês passado, o descontentamento em relação aos níveis salariais aumentou entre as enfermeiras do referido hospital.

A insatisfação foi agravada em virtude dos últimos acontecimentos no hospital público, Mãos Divinas, na mesma cidade: administração desse hospital atendeu às reivindicações das enfermeiras, concedendo um aumento salarial de 5%.

Carlos Torres, diretor de RH do hospital UniversitárioI, estava bem ciente dos problemas que estavam surgindo em seu hospital. Ele sabia que os sindicalistas se reuniam com os funcionários e distribuíam folhetos com as informações do ocorrido no hospital público Mãos Divinas. No geral, os níveis salariais do hospital Universitário, para enfermeiras, são bem semelhantes aos do público Mãos Divinas, antes do aumento de 5%.

No entanto, os níveis não são competitivos com a compensação oferecida pelo hospital Mãos Divinas. Na última semana, Carlos Torres se reuniu com representantes dos enfermeiros a pedido deles. Nessa reunião, o porta-voz do grupo dos empregados apresentou três reivindicações: um aumento salarial imediato de 5%, o estabelecimento de um programa de avaliação de cargos baseado no conceito de avaliação por competências e uma promessa de ajustes na remuneração básica tendo como referências resultados da avaliação.

Sendo assim, quais ações e decisões que Carlos deverá ter para resolver essa questão sem enfrentar possíveis conflitos com o sindicato dos enfermeiros?

Respostas

respondido por: anosfinais
5

Resposta:

Panem et circenses foi uma política desenvolvida durante a República Romana e o Império Romano. ... Assim, o entendimento de tal política se torna de vital importância para que a história do Pão e Circo seja entendida como um todo e não somente a partir de uma única visão.

Explicação:


francielecavaz: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A primeira ação é marcar uma reunião com os responsáveis de cada setor, com a presença do diretor geral e o diretor financeiro,a fim de entender a realidade de cada função e as condições que cada colaborador dispõe para desempenhar seus papéis.
francielecavaz: Dps esclarecer que há duas realidades distintas, tendo em vista que o HU é privado e o hospital MD é público, deverão compreender a realidade financeira do HU, uma fez que os recursos não são de origem pública. O aumento afeta de forma expressiva as despesas de com folha de pagamento , e futuras rescisões de contrato de trabalho.
francielecavaz: Em contrapartida, temos de aplicar o benchmarking com relação ao hospital MD, buscando informações sobre as condições de trabalho desses profissionais, suas instalações físicas e equipamentos disponibilizados para os colaboradores, a fim de entender os motivos que levaram os profissionais daquele hospital às revindicações ocorridas.
francielecavaz: A terceira ação é solicitar ao setor financeiro o desenvolvimento de planilhas financeiras mostrando os possíveis custos de implementação de um programa de avaliação por desempenho e futuro aumento salarial com base nessas avaliações, com o intuito de evitar problemas futuros nos resultados financeiros do hospital. Incentivar novas reuniões com os representantes da categoria e explanar as opiniões dos gestores do hospital mediante as possibilidades futuras da negociação.
francielecavaz: Propor algumas alterações nos percentuais salariais de acordo com a realidade financeira do hospital, mas demonstrando um interesse de melhorar as condições de cada colaborador a médio ou longo prazo. Devemos explicar aos representantes que os benefícios concedidos pelo hospital público não são os mesmos concedidos pelos privados.
francielecavaz: Sugerir novas políticas de benefícios flexíveis de acordo com a capacidade financeira da instituição. Ao fim das negociações, devemos procurar os sindicatos para regularizar e formalizar as tratativas e decisões tomadas com o consentimento de ambas as partes.
respondido por: sidneyassantos85
6

Resposta:

A primeira ação é marcar uma reunião com os responsáveis de cada setor, com a presença do diretor geral e o diretor financeiro,a fim de entender a realidade de cada função e as condições que cada colaborador dispõe para desempenhar seus papéis.

A segunda ação é esclarecer que há duas realidades distintas, tendo em vista que o Hospital Universitário é privado e o hospital Mãos Divinas é público, deverão compreender a realidade financeira do hospital Universitário, uma fez que os recursos não são de origem pública. Um aumento de 5% nos salários pode afetar de forma expressiva as despesas de com folha de pagamento (salários e impostos), e futuras rescisões de contrato de trabalho. Em contrapartida, temos de aplicar o benchmarking com relação ao hospital Mãos Divinas, buscando informações sobre as condições de trabalho desses profissionais, suas instalações físicas e equipamentos disponibilizados para os colaboradores, a fim de entender os motivos que levaram os profissionais daquele hospital às revindicações ocorridas.

A terceira ação é solicitar ao setor financeiro o desenvolvimento de planilhas financeiras mostrando os possíveis custos de implementação de um programa de avaliação por desempenho e futuro aumento salarial com base nessas avaliações, com o intuito de evitar problemas futuros nos resultados financeiros do hospital. Incentivar novas reuniões com os representantes da categoria e explanar as opiniões dos gestores do hospital mediante as possibilidades futuras da negociação.

Propor algumas alterações nos percentuais salariais de acordo com a realidade financeira do hospital, mas demonstrando um interesse de melhorar as condições de cada colaborador a médio ou longo prazo. Devemos explicar aos representantes que os benefícios concedidos pelo hospital público não são os mesmos concedidos pelos privados. Sugerir novas políticas de benefícios flexíveis de acordo com a capacidade financeira da instituição. Ao fim das negociações, devemos procurar os sindicatos para regularizar e formalizar as tratativas e decisões tomadas com o consentimento de ambas as partes.

Explicação:

Perguntas similares