Respostas
Resposta:
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947. O nome oficial do plano era European Recovery Program (Programa de Recuperação Europeia). De 1948 a 1952, os Estados Unidos aplicaram cerca de 12, 6 bilhões de dólares nos países europeus, sobretudo na Grã-Bretanha, França e Holanda.
Explicação:
- Brasil Escola
A Doutrina faz parte do plano de intervenção política organizada pelo governo dos Estados unidos. No caso dessa doutrina ela vem a surgir nesse contexto ocidental em relação a bipolaridade. É uma tentativa de conter o avanço socialista da união soviética porque a guerra fria é ideológica, ela não teve confronto direto por ter, ao longo da guerra, grandes potências atômicas.
O Plano Mashall tambem vem com a tentativa de evitar o avanço socialista só que pelo lado econômico. A segunda guerra mundial tinha ocorrido principalmente no solo europeu e logo tendo essa ocorrêndia, de fato, iria ter um grande número de impactos causados pela guerra então precisaria de uma recuperação no setor econômico. Assim, o plano aparece com os financiamentos.
- É por isso que a gente diz que no plano de intervenção, a doutrina truman está ligada ao plano mashall, por ser uma interferência tanto política como econômica.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.