O ácido pícrico originalmente foi usado como corante, especialmente para a seda. Atualmente, na medicina, é utilizado na produção de fármacos contra queimaduras e para medir a quantidade de creatinina no sangue. Sua fórmula estrutural está descrita a seguir. Com relação à molécula do ácido pícrico, assinale a alternativa INCORRETA: * 1 ponto Imagem sem legenda a) Apresenta apenas instauração entre carbonos. b) Apresenta fórmula C6H3N3O7 c) Apresenta um grupo fenol. d) É um composto aromático. e) É um álcool com três grupos nitro na cadeia.
Respostas
Resposta:
resposta que está incorreta e a letra E.
ácido pícrico, importante intermediário de várias sínteses dentro da química orgânica e de produtos naturais, apresenta fórmula molecular C6H2(OH)(NO2)3 e nomenclatura oficial IUPAC 2,4,6-trinitrofenol. Seu nome usual refere-se ao grego picros (amargo). Apresenta-se à pressão e temperatura ambientes como cristais amarelados.
estrutura molecular do ácido pícrico consiste em três grupos nitros ocupando as posições orto e para de um anel aromático, a partir de uma hidroxila. Vale lembrar que a hidroxila é um grupo orto-para dirigente, “ativando” a substituição nesses três carbonos específicos do anel, eu uma reação orgânica sob um mecanismo definido, conhecido por substituição eletrofílica.
ácido pícrico pode ser obtido a partir da reação entre o fenol (C6H5OH) com ácido nítrico concentrado (HNO3) em presença de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)
composto altamente explosivo, sendo extremamente sensível ao choque mecânico e ao aumento de temperatura; explode a aproximadamente 300°C, o que se deve aor grupos NO2 que apresenta.