• Matéria: ENEM
  • Autor: nicollasrafaelyt
  • Perguntado 6 anos atrás

5. defina e dê o exemplo de cada relação ecológica abaixo:
a) colônia biológica
b) sociedade biológica
c) mutualismo
d) protocooperação
e) comensalismo
f) predatismo
g) parasitismo
h) canibalismo
i) competição
j) amensalismo

porfavor se for responde não responda só uma


2150882: RESPONDI ATÉ´A H
2150882: I. Em biologia, competição é a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécies diferentes que disputam algo. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pela luminosidade, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho etc. Logo, a competição pode ser entre a mesma espécie ou de espécie diferente.Imagine a savana africana com sua grande quantidade de zebras e gnus, ambas as espécies são herbívoras e, portanto, competem pelo mesmo recurso.
2150882: Imagine a savana africana com sua grande quantidade de zebras e gnus, ambas as espécies são herbívoras e, portanto, competem pelo mesmo recurso. O mesmo ocorre com leões e hienas, que se alimentam de animais herbívoros. Nesses dois casos, temos exemplos de uma competição interespecífica.
2150882: J.Amensalismo é a relação ecológica que ocorre quando um organismo libera substâncias tóxicas que inibem o crescimento ou a reprodução de outros organismos. Também chamada de Antibiose, é caracterizada como uma relação interespecífica desarmônica.
2150882: → Competição interespecífica : ocorre quando duas espécies diferentes que vivem em uma mesma comunidade disputam os mesmo recursos do ambiente. Exemplo: indivíduos que comem capim, como gafanhotos e o gado que competem pelo mesmo alimento; corujas, cobras e gaviões que se alimentam de pequenos roedores etc.
2150882: O RESTO TÁ EM BAIXO

Respostas

respondido por: 2150882
9

A. Em biologia, colónia ou colônia é uma relação ecológica harmônica intraespecífica, em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem. Por vezes, alguns destes indivíduos especializam-se em determinadas funções necessárias à colónia.Um dos exemplos mais conhecidos de colônia são os corais, pequenos organismos pertencentes ao filo dos cnidários. ... Além dos corais, podemos citar como exemplo de colônia a caravela-portuguesa, uma espécie de cnidário.

B. Em Biologia, sociedade é um grupo de organismos que vivem em conjunto, tendo algum tipo de organização e divisão de tarefas, sendo objeto de estudo da Sociobiologia. Um exemplo ótimo de sociedade são as abelhas em sua colmeia, cada qual com sua função. Exemplos de Sociedade: Formigas Abelhas Cupins Polímeros.Em Biologia, sociedade é um grupo de organismos que vivem em conjunto, tendo algum tipo de organização e divisão de tarefas, sendo objeto de estudo da Sociobiologia. Um exemplo ótimo de sociedade são as abelhas em sua colmeia, cada qual com sua função. Exemplos de Sociedade: Formigas.

C.Mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação. Por ocorrer entre indivíduos de espécies diferentes, é uma relação denominada de interespecífica, e, por beneficiar todos os envolvidos, recebe a denominação de relação harmônica.Um exemplo de mutualismo obrigatório são os liquens, uma associação entre algas e fungos. Enquanto as algas realizam a fotossíntese, os fungos garantem a umidade e a proteção necessária. Outro exemplo são as micorrizas, uma associação entre fungos e raízes de plantas.

D.A protocooperação é uma relação ecológica harmônica e interespecífica. Esse tipo de relação ocorre entre espécies diferentes e ambas obtém benefícios. Apesar disso, as espécies também podem viver de modo independente, sem nenhum tipo de prejuízo. Por isso, a relação não é obrigatória.Um exemplo de protocooperação é a relação que ocorre entre o caranguejo bernardo-eremita (paguro) e a anêmona: o paguro serve de meio de transporte para a anêmona, e a anêmona protege o paguro contra o ataque de predadores (devido à presença de substâncias urticantes em seus tentáculos).

E.Comensalismo é o termo utilizado para designar um tipo de relação ecológica harmônica e interespecífica, na qual uma espécie aproveita-se dos restos alimentares de outra.Rêmora e Tubarão. Esse é o exemplo mais clássico de comensalismo. ...

Homem e Entamoeba coli. Entre o homem e a Entamoeba coli existe uma relação de comensalismo. ...

Leões e Hienas. As hienas ficam a espreita da caça dos leões. ...

Homem e Urubu. ...

Animais carnívoros e Abutres.

F. predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que uma espécie animal (predadora / caçadora), decorrente ao instinto de sobrevivência, captura e mata outra espécie de nível trófico inferior (presa), para dela se alimentar.Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. Ex.: cobra e rato, homem e gado. Todos os carnívoros são animais predadores. É o que acontece com o leão, o lobo, o tigre, a onça, que caçam veados, zebras e tantos outros animais.

G. Parasitismo é uma relação ecológica desarmônica que ocorre entre espécies diferentes, ou seja, uma interação entre seres vivos na qual uma das partes se beneficia ao conseguir alimento enquanto a outra é prejudicada. Um parasita pode viver tanto fora como dentro de um organismo.Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano. A lombriga é um exemplo de parasita. É um organismo que se instala no corpo de outro (o hospedeiro) para extrair alimento, provocando-lhes doenças.

H. Canibalismo é um tipo de relação ecológica em que certas espécies de animais se alimentam de indivíduos da mesma espécie.Relação desarmônica em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar. Ex.: louva-a-Deus, aracnídeos, filhotes de tubarão no ventre materno. Louva-a-deus - o louva-a-deus é um artrópode da classe dos insetos (família Mantoideae).


nicollasrafaelyt: valeu cara
Perguntas similares