"Era um homem de frases curtas; A BOCA DELE SÓ SE ABRIA PARA DIZER COISAS IMPORTANTES; NINGUÉM QUERIA FALAR DESSAS COISAS", convertidas em um só período, equivalem a: Escolha uma: a. …cuja a boca dele só se abria para dizer coisas importantes que ninguém queria falar delas. b. …cuja boca só se abria para dizer coisas importantes sobre as quais ninguém queria falar. c. …cuja a boca só se abria para dizer coisas importantes sobre o que ninguém queria falar. d. …cuja boca dele só se abria para dizer coisas importantes que ninguém queria falar sobre elas. e. …cuja boca só se abria para dizer coisas importantes de quem ninguém queria falar.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
b) ...cuja boca só se abria para dizer coisas importantes sobre as quais ninguém queria falar
Explicação:
Entre as alternativas, a B é a única que se refere aos assuntos que ninguém queria falar, e que tem uma concordância ao longo de toda a frase.
respondido por:
0
Resposta:
b. …cuja boca só se abria para dizer coisas importantes sobre as quais ninguém queria falar.
Explicação:
Como há uma relação de posse entre “homem” e “boca”, deve-se usar “[...] um homem de frases curtas cuja boca [...]”. Estando a relação de posse já marcada pelo uso de “cuja”, não cabe mais utilizar o pronome em “boca dele”.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás