-Que aspectos contribuíram para o afloramento do movimento
renascentista nessa região?
Respostas
Resposta:
O renascimento foi um período histórico e movimento cultural que surgiu na Europa, precisamente na Itália, no século XIV e com auge no século XVI. O movimento representava a retomada da cultura clássica Greco-romana e a tomada de consciência social, política e econômica que passaram acontecer no final da Idade Medieval.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver.
O nascimento das cidades e o desenvolvimento econômico contribuíram para que os nobres, artistas, artesões se deslocassem para os grandes centros urbanos. Uma nova classe social surgia. Era a burguesia, grupo formado por comerciantes, donos de empresas e pessoas de prestígio que detinham poder econômico e aos poucos conquistou poderes políticos.
A centralização das decisões nas mãos dos reis fez surgir a Monarquia Nacional que deu fim ao feudalismo e início a maior liberdade econômica e comercial. Além disso, as decisões da Igreja Católica foram contestadas, o teocentrismo perdeu espaço para o Antropocentrismo e uma Reforma Protestante foi iniciada.
Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época. Essa nova forma de pensar foi a responsável por fazer surgir o Renascimento.
Explicação: