Explique como o texto II se opõe ao texto I.
Texto I – introdução à história de nosso tempo. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 45.Além da desigualdade de princípio e da desigualdade de fato, a sociedade liberal repousa es-sencialmente no dinheiro e na instrução, que são os dois pilares da ordem liberal, os dois pivôs da sociedade. [...] O dinheiro é um princípio libertador. A substituição da posse do solo ou do nascimento pelo dinheiro como princípio de diferenciação social é incontestavelmente um ele-mento de emancipação. A terra escraviza o indivíduo, fixa-o ao solo. A mobilidade do dinheiro permite que se escape às imposições do nascimento, da tradição, que se fuja ao conformismo des-sas pequenas comunidades voltadas sobre si mesmas e estritamente fechadas. Basta ter dinheiro para que haja a possibilidade de mudar de lugar, de trocar de profissão, de residência, de região. A sociedade liberal, fundada sobre o dinheiro, abre possibilidades de mobilidade: mobilidade dos bens que trocam de mãos, mobilidade das pessoas no espaço, na escala social
Texto II. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 11.Com base na leitura, faça o que se pede. 1. De acordo com o texto I, quais são os dois pilares nos quais repousa a sociedade liberal? 2. Explique as justificativas do autor do texto I ao afirmar “O dinheiro é um princípio libertador”. 3. Explique como o texto II se opõe ao texto I.Se fizéssemos a lista de termos e juízos que se pespega com maior frequência ao Liberalismo econômico, tanto na opinião pública como entre um bom número de intelectuais, não há dúvi-da de que os carregados de valores negativos prevaleceriam em muito sobre os mais positivos. [...] Capaz de aumentar as riquezas, de produzir e difundir em abundância bens de todo tipo, o capitalismo só consegue isso gerando crises econômicas e sociais profundas, exacerbando as desigualdades, provocando catástrofes ecológicas de grandes proporções, reduzindo a proteção social, aniquilando as capacidades intelectuais e morais, afetivas e estéticas dos indivíduos.
Respostas
Resposta:
O texto I defende o apego ao dinheiro por conta de sua versatilidade e múltiplas funções, enquanto o texto II é contra o apego à bens materiais.
Se der 5 estrelas vai me ajudar pacas :)
O texto I aborda o dinheiro e o capitalismo de forma positiva, apontando as oportunidades e vantagens que o dinheiro traz no mundo liberal. Enquanto o texto II, aborda os pontos negativos do capitalismo, apresentando as fortes consequências trazidas pela busca por dinheiro.
Os pontos positivos e negativos do capitalismo
Como é apresentado nos textos, o capitalismo pode ser muito positivo ao dar liberdade, opções de vida e bens materiais aos indivíduos. Porém, simultaneamente, o capitalismo traz consigo questões muito negativas, como profundas crises econômicas e sociais, aumentando a desigualdades e provocando catástrofes ecológicas.
Confira mais informações sobre capitalismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24734327
#SPJ2